sábado, 14 de agosto de 2010

Amizades e afeições II

Essa aulinha eu consegui no site Seara do Mestre. Vou aplicar na turma do 3º Ciclo hoje. Gostei bastante das atividades. É uma aula bem dinâmica e interessante!


Objetivos da aula: levar os evangelizandos a compreenderem que Deus fez o homem para viver em sociedade porque não possuímos todas as faculdades desenvolvidas, necessitando da colaboração de todos. Portanto, devemos valorizar nossas amizades, visto que a vida em sociedade, ou seja, a convivência com muitas pessoas é indispensável ao nosso aperfeiçoamento espiritual, constituindo também oportunidade de exemplificarmos, por meio de atitudes cristãs, os ensinamentos recebidos da Doutrina Espírita.

Prece Inicial

Primeiro momento: aplicar a dinâmica Auxílio Mútuo.

Segundo momento: análise em grupo da dinâmica. Iniciar o diálogo que tem como fundamento promover reflexão do quanto precisamos do outro para chegarmos a um objetivo. Lembrar que é ajudando aos outros que seremos ajudados.

Terceiro momento: exposição dialogada.

Obs.: pode-se, ao longo do diálogo, desenhar uma árvore passo a passo no quadro, para que os evangelizandos visualizem o que está sendo refletido.

Quarto momento: pedir aos evangelizandos para que analisem as frases, correlacionando-as com nossas amizades e afeições.

* A planta não irrigada sucumbe sob o calor.

* O grão não sepulto morre.

* O lume sem combustível se apaga.

* A máquina sem graxa deixa de funcionar.

* Assim, também, a amizade sem o sustento da cortesia e da gentileza se enfraquece.

Obs.: o evangelizador poderá levar o dicionário, para que os próprios evangelizandos procurem pelas palavras que não entendam o significado.

Quinto momento - perguntar aos evangelizandos:

Quais atitudes devemos evitar para que nossas amizades e afeições não se acabem ou se desgastem? (complementar com os argumentos abaixo, caso haja necessidade).

Em seguida pedir para o ajudante de sala do dia, que reescreva na lousa de forma positiva as frases abaixo relacionadas, e para isso deve contar com o auxilio dos colegas:

  • Olhar agressivo;
  • Palavra ríspida;
  • Atendimento hostil ou negligente;
  • Lamentação constante;
  • Irreverência acompanhada pela frivolidade;
  • A irritação contínua;
  • A queixa contumaz;
  • O pessimismo vinagroso.

Sexto momento: contar a história Dois cavalos.

Sétimo momento: análise da história. Na vida não importa como somos, mas que alguém te aprecie pelo que você é, e te aceite e te ame incondicionalmente. "O verdadeiro amigo é aquele que aparece, quando o resto do mundo desaparece". Amigo não tem defeito!

Oitavo momento: conclusão do estudo.

"Não apenas a simpatia como ingrediente único para facultar que os afagos da amizade te adornem e enlevem o espírito. Muito fácil ganhar como perder amigos. Quiçá difícil se apresente a tarefa de sustentar amizades, ao invés de somente consegui-las.

O magnetismo pessoal é fator importante para promover a aquisição de afetos. Todavia, se o comportamento pessoal não se padroniza e sustenta em diretrizes de enobrecimento e lealdade, as amizades e afeições não raro se convertem em pesada canga, desagradável parceira que culmina em clima de animosidade, gerando futuros adversários.

Nesse particular existem pequenos fatores que não podem nem devem ser relegados a plano secundário, a fim de que sejam mantidas as afeições.

Os amigos são companheiros que também têm problemas. Por essa razão se acercam de ti. Usa, no trato com eles, quanto possível, a bondade e a atenção, a fim de que, um dia, conforme Jesus enunciou: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas, tenho-vos chamado amigos, porque vos revelei tudo quanto ouvi de meu Pai", tornando-te legítimo amigo de todos, consequentemente fruindo as bênçãos da amizade e da afeição puras."

FRANCO, Divaldo P. Leis Morais da Vida. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 10.ed. Salvador, BA: LEAL, 2000.

Nono momento: distribuir a Oração do Amigo e solicitar que alguém leia.

Prece de encerramento

Sugestão: terceiro ciclo.

Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.

Obs: Eu customizei a oração do amigo em papel A4, com letras coloridas, para recortar e distribuir para as crianças - link: http://doutrinadeluz.blogspot.com/2010/08/oracao-do-amigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário