domingo, 3 de julho de 2011

Site SER - Sócio-organização de Espiritualidade e Religiosidade

TUDO QUE O SER HUMANO QUER



http://www.portalser.org/


O SER é uma organização social e/ou sócio-organização, de natureza privada, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, de cunho científico, cultural e artístico, no âmbito da religiosidade e da espiritualidade. Nesse aspecto, consubstancia um centro de estudos e pesquisas, que reúne tanto as características de um centro cultural, quanto de um estabelecimento de ensino.
Noutro giro, representa igualmente a reunião de estudiosos, cientistas, filósofos, teólogos, escritores, artistas, produtores culturais e pessoas, de variada faixa etária, interessadas em espiritualidade, espiritismo, religiosidade e literatura religiosa.
A missão do SER é fomentar atividades científicas, filosóficas, culturais e artísticas voltadas à compreensão e à vivência dos valores, tradições e saberes subjacentes às três revelações da Lei Divina (Judaísmo, Evangelho e Espiritismo), bem como oferecer recursos educativos a todos os interessados na compreensão do judaísmo e do espiritismo à luz do Evangelho, tanto quanto do próprio Evangelho à luz do espiritismo e do judaísmo.
Os idealizadores e participantes dessa instituição pretendem ser trabalhadores das idéias, chamados a nutrir o pensamento da coletividade, num esforço correto para que a refeição do conhecimento superior seja distribuída entre todos, mediante atitudes e palavras coerentes.
Partimos do pressuposto de que o Evangelho é mensagem eminentemente espiritual presente no ensino, na vida, nas atitudes e na conduta do emissário divino que recebeu o nome de Jesus, mensagem que condensa as Leis Morais vigentes no universo infinito, estatuídas por Deus para todos os seres. Não se confunde com os movimentos religiosos humanos, construídos em torno da figura de Jesus, sujeitos às imperfeições que caracterizam o ser humano.
Em se tratando de Leis Morais Universais, compreendemos que seu registro está presente na consciência de todos os seres, tendo ganhado expressão doutrinária variada nos diversos movimentos religiosos e espirituais da Terra.
Admitindo, assim, que os movimentos religiosos humanos sufocaram o Evangelho, mensagem espiritual divina, nos referimos à revivescência do Evangelho como aquela ação capaz de resgatar a compreensão e a vivência dos valores, tradições e saberes  presentes na escola judaica, cristã, espírita, muçulmana, budista, hinduísta, taoísta, entre outras.
Essa síntese valorativa parte da figura de Jesus, mas reúne de forma consistente e prática todos os esforços de edificação de uma cultura espiritual, levados a efeito no passado e no presente. Nosso interesse é o homem renovado para o bem comum.
Fé, Espírito, Caridade, Amor, Saber, Fraternidade, Espiritualidade, Cooperação, Universalidade, Belo, Verdade, Pensar constituem as primeiras letras do nosso alfabeto.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Muito útil.

    Te convido a conhecer o Blog Nascer Várias Vezes
    http://nascervariasvezes.blogspot.com/

    Abraço,
    Regis Mesquita
    http://caminhonobre.com.br/

    ResponderExcluir