sexta-feira, 16 de março de 2012

Não violência - 4 a 7 anos

Hoje inicio a evangelização com crianças de 1° ciclo. Estou muito feliz porque são crianças muito espertas que esperam uma aula realmente cativante. Espero conseguir a atenção delas para o assunto de nossa aula que será a não violência, trabalhando a importância do respeito aos coleguinhas e da necessidade de fazermos o bem.
Alice, minha amiga evangelizadora, me ajudou muito sugerindo esta aulinha:


NÃO- VIOLÊNCIA - 4 a 7 anos

Perguntar as crianças:

      QUEM VOCÊS PREFEREM PARA SER  SEU AMIGO: UM MENINO AGRADÁVEL E EDUCADO OU UM MENINO  BRIGÃO? POR QUÊ?

Ouvir as crianças.

Atividade Reflexiva:

Conversar com as crianças as conseqüências desagradáveis da violência dos "brigões”. Dar exemplos da vida infantil. Explicar que a violência não é só bater, empurrar, chutar alguém, mas também ofender, xingar, tratar mal desrespeitar.

NARRAR: A FLORZINHA AMOROSA (abaixo)

Explorar a história avaliando também sua compreensão, conforme sugestão a seguir:

- O que acharam da atitude da Orquídea?
=E do Lírio?
-E da Petúnia?
-Qual dessas flores vocês gostariam de ter como amiga? Por quê?
-A atitude de Ritinha no recreio foi parecida com a de qual flor?

Concluir que para viver feliz é preciso respeitar todas as pessoas nunca fazendo o mal.

ATIVIDADE CRIATIVA

PROPOR ÀS CRIANÇAS QUE RECONTEM A HISTÓRIA MUDANDO ATITUDE DA ORQUÍDEA E DO LÍRIO

COMBINAR PREVIAMENTE COM O GRUPO AS FALAS DESSAS FLORES E O QUE ACONTECERÁ DIFERENTE.

CADA CRIANÇA FARÁ UMA DOBRADURA SIMPLES DE BORBOLETA.

EXPLICAR QUE AS BORBOLETAS TÊM UMA "escaminhas" que podem arranhar os olhos. POR ISSO NÃO DEVEMOS SEGURAR BORBOLETAS: SÓ FEITAS DE PAPEL.

HISTÓRIA:
A FLORZINHA AMOROSA

No recreio da escola, Ritinha organizava a brincadeira.
    -Joana, Lina, Lucinha, venham para o meu grupo!...Você não Ivete!
    - Por que não, Ritinha?
    - Você está muito gorda! Não vai correr direito!Você também não vai brincar no meu grupo, Alfredo. Menino atrapalha!
...

A professora observava tudo. Quando retornaram à sala, ela disse que ia apresentar um teatrinho e era importante que prestassem muita atenção
E o teatrinho começou (narrar utilizando o recurso de teatro de vara)

--- TEATRO---

NARRADOR: Três borboletas voavam alegres de flor em flor num jardim. De repente, caiu uma chuva forte. As borboletas corriam para todos os lados à procura de um abrigo quando viram uma linda orquídea amarela onde poderiam pousar. A borboleta amarela aproximou-se e falou:

BORBOLETA AMARELA: Amiga Orquídea podemos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?

ORQUIDEA: Nada disso! Não sou guarda-chuva! Não vê que sou uma flor rara? Procurem outro lugar. O problema é de vocês.

NARRADOR: As borboletas levaram um susto com a agressividade da Orquídea. Voaram para longe até que viram um lírio muito branco

BORBOLETA BRANCA: Sr. Lírio Branco poderíamos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?

LIRIO: - Você pode porque é da minha cor. As outras borboletas não! Não me misturo!

Borboleta branca:- Então nada feito! Só ficaremos juntas. Amiga Petúnia, poderíamos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?

PETÚNIA: - Claro que sim. Vou procurar abrir um pouco mais a minha flor para abrigar vocês três. Que alegria ser útil!

BORBOLETAS:- Obrigada, obrigada...

NARRADOR: Quando as borboletas iam voar para a Petúnia, a chuva passou e o Sol  bem forte apareceu, secando as asas das borboletas enquanto voavam. Elas não precisaram mais abrigar-se na Petúnia, mas uma grande amizade surgiu a partir daquele momento.

     (TERMINAR COM AS BORBOLETAS POUSANDO JUNTO Á PETÚNIA).
---
Ao acabar o teatro, a professora viu que Ritinha aproximou-se de Ivete e Alfredo, falando-lhe:

     - Desculpem-me pelo que fiz na hora do recreio.





 Imprimi, colei em cartolina, recortei e colei palito de churrasco atrás para trabalhar na sala com as crianças. Ficou lindinho. Acho que vai agradar.
Além disso, gostei muitodesta dobradura que encontrei no site http://www.ceeak.ch/portugues/evangelizacao/aulas/Ciclo_I/Nao-violencia.pdf 
No mesmo site, tem uma sugestão para refletir sobre AMIZADE - é o Jogo do ceguinho. Também vou levar hoje para as crianças. Espero que esta atividade sirva para que elas entendam um pouco mais sobre o valor da amizade, e como reconhecer o verdadeiro amigo. É assim:

O que é ser amigo? A importância dos amigos, das atitudes de um amigo.
Sugestões:
Jogo do ceguinho: aos pares; um aluno veda os olhos com um tecido (é o ceguinho) e o outro é o guia que irá conduzir o ceguinho pela sala. O evangelizador conta uma história em que um cego tem de atravessar a cidade para chegar até um lugar, alternando situações calmas como, por exemplo, ouvir uma música, caminhar, atravessar a rua, com situações agitadas como fugir de um cachorro, alcançar o ônibus etc., descrevendo o que aconteceu com o ceguinho durante o deslocamento até o seu destino. Desenvolve a responsabilidade de quem está guiando e a confiança de quem está sendo guiado. Em uma segunda etapa, inverter os papéis (quem era o cego será o guia e veice-versa). o objetivo da atividade é salientar que os amigos confiam e se ajudam, mutuamente, pode-se também abordar a importância do espírito protetor, que é nosso amigo. E Jesus, nosso amigo para todas as horas.
Cada crianças pinta no rosto, braço ou perna do colega, um desenho com canetinha colorida ou tinta guache.

2 comentários:

  1. Amei sua postagem, trabalho com evangelização tbm, só que é com meninos de 9 anos até 15 anos. Trabalho junto com a Carmem.
    Agora estamos trabalhando com o pai nosso e quero fazer um ilustrado.Assim que tiver pronto vou postar.
    Bjux.

    ResponderExcluir
  2. Legal! Obrigada!
    A aulinha com esse material foi ótima. As crianças prestaram atenção na história, pois avisei que teriam que responder a perguntas ao final. Eles participaram bastante. Depois foram lendo a a peça do teatrinho e modificando a as falas dos personagens, adequando os comportamentos. Gostaram de usar as figuras das flores, borboletas etc. E também adoraram o jogo do ceguinho, no qual aprenderam sobre amizade e confiança - precisamos ensinar às nossas crianças como reconhecer verdadeiros amigos. Também conversamos bastante sobre o que ocorre nas escolas, entre eles e os colegas - falamos sobre briga, xingamento, desrespeito, bulling, e qual o comportamento que Jesus espera de nós. Aliás, lembramos que Jesus é nosso amigo de todas as horas e podemos recorrer a ele por meio da oração. Falamos também sobre nossos espíritos protetores, que também são nossos amigos. Foi uma aula muito proveitosa.

    ResponderExcluir