Hoje inicio a evangelização com crianças de 1° ciclo. Estou muito feliz porque são crianças muito espertas que esperam uma aula realmente cativante. Espero conseguir a atenção delas para o assunto de nossa aula que será a não violência, trabalhando a importância do respeito aos coleguinhas e da necessidade de fazermos o bem.
Alice, minha amiga evangelizadora, me ajudou muito sugerindo esta aulinha:
NÃO- VIOLÊNCIA - 4 a 7 anos
Perguntar as crianças:
QUEM VOCÊS PREFEREM PARA SER SEU AMIGO: UM MENINO AGRADÁVEL E EDUCADO OU UM MENINO BRIGÃO? POR QUÊ?
Ouvir as crianças.
Atividade Reflexiva:
Conversar com as crianças as conseqüências desagradáveis da violência dos "brigões”. Dar exemplos da vida infantil. Explicar que a violência não é só bater, empurrar, chutar alguém, mas também ofender, xingar, tratar mal desrespeitar.
NARRAR: A FLORZINHA AMOROSA (abaixo)
Explorar a história avaliando também sua compreensão, conforme sugestão a seguir:
- O que acharam da atitude da Orquídea?
=E do Lírio?
-E da Petúnia?
-Qual dessas flores vocês gostariam de ter como amiga? Por quê?
-A atitude de Ritinha no recreio foi parecida com a de qual flor?
Concluir que para viver feliz é preciso respeitar todas as pessoas nunca fazendo o mal.
ATIVIDADE CRIATIVA
PROPOR ÀS CRIANÇAS QUE RECONTEM A HISTÓRIA MUDANDO ATITUDE DA ORQUÍDEA E DO LÍRIO
COMBINAR PREVIAMENTE COM O GRUPO AS FALAS DESSAS FLORES E O QUE ACONTECERÁ DIFERENTE.
CADA CRIANÇA FARÁ UMA DOBRADURA SIMPLES DE BORBOLETA.
EXPLICAR QUE AS BORBOLETAS TÊM UMA "escaminhas" que podem arranhar os olhos. POR ISSO NÃO DEVEMOS SEGURAR BORBOLETAS: SÓ FEITAS DE PAPEL.
HISTÓRIA:
A FLORZINHA AMOROSA
No recreio da escola, Ritinha organizava a brincadeira.
-Joana, Lina, Lucinha, venham para o meu grupo!...Você não Ivete!
- Por que não, Ritinha?
- Você está muito gorda! Não vai correr direito!Você também não vai brincar no meu grupo, Alfredo. Menino atrapalha!
...
A professora observava tudo. Quando retornaram à sala, ela disse que ia apresentar um teatrinho e era importante que prestassem muita atenção
E o teatrinho começou (narrar utilizando o recurso de teatro de vara)
--- TEATRO---
NARRADOR: Três borboletas voavam alegres de flor em flor num jardim. De repente, caiu uma chuva forte. As borboletas corriam para todos os lados à procura de um abrigo quando viram uma linda orquídea amarela onde poderiam pousar. A borboleta amarela aproximou-se e falou:
BORBOLETA AMARELA: Amiga Orquídea podemos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?
ORQUIDEA: Nada disso! Não sou guarda-chuva! Não vê que sou uma flor rara? Procurem outro lugar. O problema é de vocês.
NARRADOR: As borboletas levaram um susto com a agressividade da Orquídea. Voaram para longe até que viram um lírio muito branco
BORBOLETA BRANCA: Sr. Lírio Branco poderíamos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?
LIRIO: - Você pode porque é da minha cor. As outras borboletas não! Não me misturo!
Borboleta branca:- Então nada feito! Só ficaremos juntas. Amiga Petúnia, poderíamos nos abrigar na sua corola até passar a chuva?
PETÚNIA: - Claro que sim. Vou procurar abrir um pouco mais a minha flor para abrigar vocês três. Que alegria ser útil!
BORBOLETAS:- Obrigada, obrigada...
NARRADOR: Quando as borboletas iam voar para a Petúnia, a chuva passou e o Sol bem forte apareceu, secando as asas das borboletas enquanto voavam. Elas não precisaram mais abrigar-se na Petúnia, mas uma grande amizade surgiu a partir daquele momento.
(TERMINAR COM AS BORBOLETAS POUSANDO JUNTO Á PETÚNIA).
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Ao acabar o teatro, a professora viu que Ritinha aproximou-se de Ivete e Alfredo, falando-lhe:
- Desculpem-me pelo que fiz na hora do recreio.
Imprimi, colei em cartolina, recortei e colei palito de churrasco atrás para trabalhar na sala com as crianças. Ficou lindinho. Acho que vai agradar.
Além disso, gostei muitodesta dobradura que encontrei no site http://www.ceeak.ch/portugues/evangelizacao/aulas/Ciclo_I/Nao-violencia.pdf
No mesmo site, tem uma sugestão para refletir sobre AMIZADE - é o Jogo do ceguinho. Também vou levar hoje para as crianças. Espero que esta atividade sirva para que elas entendam um pouco mais sobre o valor da amizade, e como reconhecer o verdadeiro amigo. É assim:
O que é ser amigo? A importância dos amigos, das atitudes de um amigo.
Sugestões:
Jogo do ceguinho: aos pares; um aluno veda os olhos com um tecido (é o ceguinho) e o outro é o guia que irá conduzir o ceguinho pela sala. O evangelizador conta uma história em que um cego tem de atravessar a cidade para chegar até um lugar, alternando situações calmas como, por exemplo, ouvir uma música, caminhar, atravessar a rua, com situações agitadas como fugir de um cachorro, alcançar o ônibus etc., descrevendo o que aconteceu com o ceguinho durante o deslocamento até o seu destino. Desenvolve a responsabilidade de quem está guiando e a confiança de quem está sendo guiado. Em uma segunda etapa, inverter os papéis (quem era o cego será o guia e veice-versa). o objetivo da atividade é salientar que os amigos confiam e se ajudam, mutuamente, pode-se também abordar a importância do espírito protetor, que é nosso amigo. E Jesus, nosso amigo para todas as horas.
Cada crianças pinta no rosto, braço ou perna do colega, um desenho com canetinha colorida ou tinta guache.
Amei sua postagem, trabalho com evangelização tbm, só que é com meninos de 9 anos até 15 anos. Trabalho junto com a Carmem.
ResponderExcluirAgora estamos trabalhando com o pai nosso e quero fazer um ilustrado.Assim que tiver pronto vou postar.
Bjux.
Legal! Obrigada!
ResponderExcluirA aulinha com esse material foi ótima. As crianças prestaram atenção na história, pois avisei que teriam que responder a perguntas ao final. Eles participaram bastante. Depois foram lendo a a peça do teatrinho e modificando a as falas dos personagens, adequando os comportamentos. Gostaram de usar as figuras das flores, borboletas etc. E também adoraram o jogo do ceguinho, no qual aprenderam sobre amizade e confiança - precisamos ensinar às nossas crianças como reconhecer verdadeiros amigos. Também conversamos bastante sobre o que ocorre nas escolas, entre eles e os colegas - falamos sobre briga, xingamento, desrespeito, bulling, e qual o comportamento que Jesus espera de nós. Aliás, lembramos que Jesus é nosso amigo de todas as horas e podemos recorrer a ele por meio da oração. Falamos também sobre nossos espíritos protetores, que também são nossos amigos. Foi uma aula muito proveitosa.