segunda-feira, 14 de julho de 2014

ATIVIDADES E DINÂMICAS

FONTE:http://evangelizacao.rafael.adm.br/?s=JESUS

APRENDENDO com o JOGO da VELHA

19/09/2006
OBJETIVO: trabalhar a teoria da Doutrina dos Espíritos de maneira divertida. Este jogo pode ser usado para trabalhar conceitos novos, reforçar o conhecimento básico do Espiritismo ou para rever temas aprendidos em aulas anteriores.
MATERIAL: folha de papel pardo com o jogo da velha e o tema a ser trabalhado, desenhado e escrito grande o suficiente para que todos possam ler de seus lugares na sala de aula ; os símbolos do jogo da velha+ e recortados em cartolina, pelo menos 6 unidades de cada.
COMO APLICAR: em cada espaço que corresponde a uma “casa” do jogo da velha, escrever o tema que será trabalhado.O ideal é que esta etapa seja feita anteriormente, em casa.
Exemplo: para uma aula de reforço sobre a teoria básica da Doutrina, as 9 “casas” do jogo da velha podem ter as palavras – EVANGELIZAÇÃO; REINO DE DEUS; REENCARNAÇÃO; PLANETA TERRA; SOLIDARIEDADE; LIVRE-ARBÍTRIO; LEI DE CAUSA E EFEITO; PERDÃO; EGOÍSMO, onde cada palavra é escrita em uma “casa” do jogo.
A turma se divide em dois grupos, onde um grupo representa + e o outro,O. Alternadamente, os grupos escolhem uma palavra e dão a definição oralmente. A medida que vão acertando, os símbolos do jogo vão sendo marcados. A escolha das palavras devem visar o traçado de uma linha horizontal, vertical ou em diagonal, que é como funciona um jogo da velha tradicional. É importante o grupo perceber sózinho esta necessidade. Vence quem fizer primeiro a linha em um dos sentidos.
VARIAÇÕES: em cada “casa” do jogo da velha escrever a definição e o grupo precisa descobrir sobre o que se está falando.
Exemplo: maior ensinamento de Jesus (amor); forte mecanismo que nos impulsiona ao trabalho, ao esforço e ao progresso (vontade); conversa sincera com Deus e com os amigos espirituais e que nos trazem inspiração e conforto
(prece).

Conhecimentos Gerais – Jogo das Placas II

12/11/2005
TEMA: Conhecimentos Gerais
OBJETIVO: Ajudar o jovem a refletir sobre o que é realmente importante para sua felicidade
IDADE: 11 a 13 anos
MATERIAL: giz para quadro negro ou pilot para quadro branco, 5 placas com a letra A, 5 placas com a letra B, 5 placas com a letra C e 5 placas com a letra D, folhas com as perguntas e opções de respostas impressas.
Obs: O jogo prevê uma turma com 20 alunos, que serão separados em grupos de 4 participantes, em um total de 5 grupos. Altere o número das placas conforme o número de grupos necessários.
DINÂMICA:
Separar a turma em grupos de 4 participantes. O jogo funcionará por rodadas. A cada rodada será feita uma pergunta com 4 possíveis opções de resposta. O grupo deverá discutir entre si e levantar uma das placas com a letra correspondente à opção que eles acharam a correta.
Após todos os grupos levantarem, os mesmos terão que defender sua idéia, explicando por que escolheram aquela opção.
Após todos terem falado, a resposta certa é revelada e o orientador fala um pouco sobre o assunto, focando principalmente nos erros cometidos pelos alunos.
Obs: As opções apresentadas a seguir seguem uma ordem, sendo a primeira absurda e a última a correta. Ao apresentar é aconselhável embaralhar as opções.
PERGUNTAS e RESPOSTAS
O PENSAMENTO É MATÉRIA?
a) Não, é constituído de espírito
b) Sim, também é destruído quando morremos
c) Não, por que não podemos tocar
d) Sim, é formado de uma transformação do elemento primitivo.
EXISTE VIDA NO SOL?
a) Sim, o inferno é lá
b) Não, é muito quente
c) Não, só existe vida na Terra
d) Sim, o Sol é energia pura e lá habitam espíritos evoluídos
OS ANIMAIS TÊM ESPÍRITO?
a) Não, têm apenas um princípio vital
b) Sim, são espíritos menos evoluídos
c) Não, só possuem instinto
d) Sim, possuem um princípio inteligente
DEUS AINDA CRIA ESPÍRITOS?
a) Sim, cria espíritos evoluídos, por que a Terra já evoluiu também
b) Não, pois já existe uma super população na Terra
c) Não, somente os espíritos que já existem que reencarnam
d) Sim, cria espíritos em estado de simplicidade e sem conhecimento até hoje
POR QUE JESUS NOS FALA “ENTRAI PELA PORTA ESTREITA…”?
a) Por que para ser feliz a gente tem que sofrer antes
c) Por que precisamos nos manter esbeltos
b) Por que o caminho da felicidade nos sacrifica
d) Por que o caminho da felicidade é difícil
O QUE É O REINO DE DEUS?
a) É um lugar no plano espiritual que tem muitas riquezas
b) É um lugar no plano espiritual onde vivem os bons espíritos
c) É a felicidade
d) É um estado de espírito individual e interior
QUANDO EU PENSO O MAL PARA ALGUÉM…
a) Prejudico a mim e ao outro.
b) A pessoa fica doente
c) Nada acontece, só pensei
d) Eu recebo o mal em forma de vibração e sintonia
QUAL OPÇÃO ABAIXO NÃO É UM EXEMPLO DE AMOR AO PRÓXIMO?
a) Cooperar com as dificuldades do outro
b) Não “zoar” nem fazer piadinhas com o outro.
c) Ouvir o que o outro tem a dizer
d) Ignorar o outro quando existem opiniões diferentes
O QUE É MAIS IMPORTANTE NA VIDA
a) Ser legal e ter muitos amigos
b) Se esforçar para melhorar sempre
c) Ser o mais inteligente
d) Conquistar um reconhecimento pelo que você é
POR QUE ESTAREMOS CONSTRUINDO NOSSA CASA NA ROCHA AO SEGUIR OS ENSINAMENTOS DE JESUS?
“Cada componente do grupo vai falar um pouco sobre o assunto”

Conta Bancária

27/09/2005
DINÂMICA:
1º momento: estaremos simulando a abertura de uma conta corrente para cada aluno. A sala de aula é o Banco, o coordenador do grupo é o bancário. Cada um recebe uma quantia para a abertura da conta. Para ficar mais real, será necessário confeccionar as notas de dinheiro no computador ou, como sugestão, podem ser usadas as notas do jogo Banco Imobiliário, pois o manuseio do dinheiro enriquece esta dinâmica, já que cada correntista irá ter perdas ou ganhos em sua conta.
Estipula-se um valor inicial igual para a abertura da conta de todos os correntistas.
Os depósitos e as retiradas da conta corrente obedecem as seguintes regras:
- fazemos depósitos em nossa conta toda vez que somos confiáveis, que somos honestos, quando mantemos a palavra, não fazemos fofoca, não julgamos o outro, etc.
- fazemos retiradas toda vez que somos agressivos, falamos palavrão, cheios de arrogância, maus ouvintes, não damos bom-dia, etc.
- para cada retirada serão necessários quatro depósitos para que o saldo volte a ficar como antes.
2º momento: criar uma história com o grupo para experimentarmos nossos depósitos e retiradas e verificarmos qual será o saldo de nossa conta. Um bom exemplo é a chegada de um aluno novo na sala. Como o recebemos? Será que o acolhemos ou o deixamos de lado? Reparamos seus defeitos, como uma orelha de abano ou uma voz fina, e rimos com o grupo? Fazemos companhia no recreio ou o deixamos isolado?
3º momento: podemos escolher uma passagem na história de Jesus e verificar quantos depósitos Ele fez.
4º momento: deixar com o grupo a seguinte reflexão: como cada um se vê? Sua característica principal faz mais retiradas ou depósitos em seus relacionamentos?
Qual seu saldo final?

Conhecimentos Gerais – Jogo das Placas

12/09/2005
TEMA: Conhecimentos Gerais
OBJETIVO: Ajudar o jovem a refletir sobre o que é realmente importante para sua felicidade
IDADE: 11 a 13 anos
MATERIAL: giz para quadro negro ou pilot para quadro branco, 5 placas com a letra A, 5 placas com a letra B, 5 placas com a letra C e 5 placas com a letra D, folhas com as perguntas e opções de respostas impressas.
Obs: O jogo prevê uma turma com 20 alunos, que serão separados em grupos de 4 participantes, em um total de 5 grupos. Altere o número das placas conforme o número de grupos necessários.
DINÂMICA:
Separar a turma em grupos de 4 participantes. O jogo funcionará por rodadas. A cada rodada será feita uma pergunta com 4 possíveis opções de resposta. O grupo deverá discutir entre sei e levantar uma das placas com a letra correspondente à opção que eles acharam a correta.
Após todos os grupos levantarem, os mesmos terão que defender sua idéia, explicando por que escolheram aquela opção.
Após todos terem falado, a resposta certa é revelada e o orientador fala um pouco sobre o assunto, focando principalmente nos erros cometidos pelos alunos.
Obs: As opções apresentadas a seguir seguem uma ordem, sendo a primeira absurda e a última a correta. Ao apresentar é aconselhável embaralhar as opções.
PERGUNTAS e RESPOSTAS
O QUE ACONTECE APÓS A MORTE?
a) fim de tudo ( o corpo apodrece )
b) vou para o céu ou vou para o inferno
c) somos julgados pelo que fazemos nesta vida
d) continuamos vivendo de outra maneira
QUEM FOI JESUS?
a) Deus, quando veio à Terra
b) um enviado de Deus
c) uma pessoa privilegiada
d) uma pessoa evoluída
DEMÔNIOS EXISTEM?
a) sim, ele controla o mal no planeta
b) sim, só faz o mal para quem é malvado
c) não, ele só existe na imaginação das pessoas
O QUE É PRECISO PARA SER FELIZ?
a) ter dinheiro, ser conhecido e ter influência
b) ser livre sem compromissos
c) fazer o bem ao próximo, mesmo que seja por obrigação
d) tera consciência em paz e fazer o melhor para todos
O QUE SÃO ESPÍRITOS?
a) são seres de outro mundo que controlam nossas vidas
b) são fantasmas que vivem perdidos na Terra
c) é no que nos transformamos sómente após a morte
d) somos nós, vivos ou mortos
O QUE FAZEMOS QUANDO DORMIMOS?
a) nada, dormimos, ora!
b) descansamos o corpo
c) descansamos o corpo e o espírito
d) o corpo descansa, mas o espírito fica em atividade
PORQUE UNS SÃO RICOS E OUTROS NÃO? ( de dinheiro, de saúde)
a) privilégio para uns e punição para outros
b) por acaso aconteceu
c) porque Deus quiz assim
d) pela necessidade do aprendizado
O QUE É O EVANGELHO?
a) é a regra para se viver
b) são histórias criadas para nos tranquilizar
c) espécie de amuleto que me protege dos males do mundo
d) livro com ensinamentos úteis para nossa evolução
PODEMOS CONVERSAR COM OS ESPÍRITOS?
a) não, eles tem mais o que fazer
b) não, ninguém conseguiria falar com eles
c) sim, se você tiver sorte
d) sim, através de pessoas que tem possibilidade para isso
COMO PODEMOS AMAR A TODOS?
a) não precisamos amar a todos, mas aos mais próximos
b) esperando simplesmente que aconteça
c) precisamos gostar de todos para não vivermos em pecado
d) apenas querendo e fazendo o bem



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