sábado, 11 de julho de 2009

ATIVIDADES PARA O MATERNAL

A MÚSICA DOS NOMES

Idade: A partir de 4 meses
tempo: 30 minutos
Espaço: Sala de atividades, pátio ou jardim
Objetivos: reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.

Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: "Se Eu fosse um Peixinho", "A canoa virou", "Ciranda, Cirandinha" e "Fui no Itororó".
Reúna a turma em um local agradável e cante. os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.



TEATRO DE BONECOS

Idade: A partir de 1 ano e meio
Tempo: 30 minutos
Espaço: sala de atividades, pátio ou biblioteca.
material: Fantoches ou dedoches.
Objetivos: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.

Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos "conversarem" com cada uma. Você pode fazer perguntas como:
- Quem trouxe você para a escola hoje?
- Vocêm tem amigos? Quem são?
- Você já brincou no parque?
- Você já tomou lanche?



HORA DA COLHEITA

Idade: A partir de 3 anos
Tempo: Uma hora
Espaço: Sala de atividades
material: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho ( de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos.
Objetivos: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas.
Preparação: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo para quatro crianças.

OBS: uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta.
O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.


CADA UM É DO SEU JEITO

idade: 3 anos
Tempo: Uma hora
espaço: Sala de atividades ou pátio
Material: Papel kraft, tesoura, canetas hidrocor e fita adesiva.
Objetivos: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.

Cada criança deita sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da criança e entregur a ela para complentar o desenho com os olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: "Olha! A Iara é mais alta que o Pedro". Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário