sábado, 4 de julho de 2009

Prece

Aula preparada para turmas de 07-08 anos

TEMA:
Por que fazer prece?

OBJETIVO:
Refletir sobre a necessidade da prece para manter o equilíbrio do Espírito

INCENTIVAÇÃO:
Levar alguns objetos, como: lata de refrigerante, frasco plástico, caixa de papel, etc., alguns amassados outros em perfeito estado. Pedir que coloquem os objetos de pé sobre a mesa.
Perguntar:
— Todos os objetos estão de pé ? Por que os que estão amassados não ficam em pé ? ( porque todo corpo ou objeto tem que ter um equilíbrio em relação a outros corpos.


DESENVOLVIMENTO:
Mostrar objetos como nível; falar da casa em construção; movimento da Terra. Pedir para que as crianças andem pela sala. Depois, para que andem sobre uma perna só.
Perguntar:
— Por que precisamos de duas pernas para caminhar? ( para manter o nosso corpo em equilíbrio). Também precisamos de alimentação, remédios, vacinas,etc.E o Espírito, também tem que ter equilíbrio? O que é o equilíbrio do Espírito? ( sentimentos e pensamentos de paz, alegria e amor).Em um ambiente de briga como nos sentimos? ( mal estar, medo, etc.)
— O que mantém o equilíbrio do espírito? ( Prece)
Refletir: quando fazemos prece colocando nossos sentimentos mais nobres, nossas energias se renovam, nos proporcionando estados mentais que nos auxiliam. Se mantivermos esse equilíbrio mental conseguimos mais facilmente encontrar soluções para nossas dificuldades e melhorar os ambientes que freqüentamos.

FIXAÇÃO:
Levar um espelho. Procurar um lugar ao sol para que este possa ser refletido através do espelho. Em seguida, direcionar o reflexo para um lugar com sombra. Através da prece, que é a ligação com Deus, equilibramos e iluminamos tudo à nossa volta e a nós mesmos. Quando fazemos prece é igual ao espelho podemos refletir essa luz ao nosso redor e em qualquer lugar.

Beatriz de Almeida Rezende
Agosto / 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário