domingo, 6 de setembro de 2009

CARIDADE

AULA - TURMA 11 E 12 ANOS
OBJETIVO: Levar os evangelizandos a entender que a caridade é uma virtude que pode ser praticada por todos, e que, pode ser exercida no campo material e no campo moral.
INCENTIVAÇÃO INICIAL: pedir que se levantem e caminhem pela sala: algum tempo depois ordenar que parem e não saiam do lugar; dizer: imaginem que vocês precisem se alimentar mas não podem se mexer: (colocar sobre uma mesa ou cadeira algumas balas), façamos de conta que esse é um alimento essencial para vocês, o que fazer? (espera-se que os evangelizandos tenham encontrado alguma forma de pegar o alimento). O que caracteriza a dinâmica é a ajuda, o auxílio entre os semelhantes, a cooperação; a necessidade do próximo, a caridade. Após, explicar que nós acabamos de representar aqui, a forma de vida das bactérias. Elas vivem em colônias, alimentam-se passando os nutrientes pela membrana celular, ou seja, uma passa o alimento para a outra pelo contato. Explicar então que vemos aí a Lei de Deus - Caridade - acontecendo nos reinos inferiores da criação. 1° estágio: dar para receber. 2° estágio: dar porque recebeu. 3º estágio: doar para regenerar o Espírito que se encontra madura e dá porque sente alegria no ato.
DESENVOLVIMENTO: a aula será feita de forma dialogada, distribuindo uma pergunta a cada grupo de três evangelizandos, dando-se um tempo para que discutam e respondam, seguindo-se a apresentação das respostas que serão discutidas pelos presentes, e se necessário serão complementadas pelos evangelizadores.
1 — o que é caridade?Resposta: caridade é sublime virtude que sintetiza todas as demais e que tem a capacidade de levar todos os povos a felicidade, e aquele que a pratica, a alcançar todas as bênçãos de Deus enquanto encarnado e que nos levará a viver de maneira melhor no mundo espiritual.
2 — quem pode praticar a caridade?Resposta: a caridade pode ser praticada por todas as pessoas dotadas ou não de bens materiais, pois a caridade não é apenas aquela em que se doa, dinheiro, roupas, alimentos ou outro objeto qualquer, ela pode também ser de ordem moral.
3 — quando podemos praticar a caridade?Resposta: a caridade não tem hora e nem lugar para ser praticada, pois como já vimos, a caridade pode ser praticada por todos os homens e ela visa não só atender aqueles que sofrem privações materiais, mas também aqueles que se sentem sozinhos, abandonados, tristes, desiludidos, desviados do bom caminho, é quando podemos ouvir, conversar, esclarecer, mostrar caminhos novos, fazer perceber que se mudar hábitos e companhias sair da situação difícil em que se acham, e nós teremos de alguma forma ganho um amigo.
4 — qual a diferença entre caridade material e caridade moral?Resposta: como vimos doar bens materiais é a forma mais fácil de fazer a caridade, porque na mais das vezes doamos aquilo que esta sobrando e que não vamos mais usar porque saiu da moda ou não gostamos. A caridade moral é aquela que exige de quem a pratica o envolvimento do sentimento que é doar aquilo que temos dentro de nós, que faz parte do nosso ser, da nossa forma de agir e esses sentimento é o amor. Mas não devemos jamais deixar de praticar a caridade material pois ela é o primeiro passo para despertarmos para perceber o outro.
BIBLIOGRAFIA:KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Beatriz de Almeida RezendeMarço / 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário