segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nascimento de Jesus

A VIDA DE JESUS
O Imperador de Roma Cesar Augusto promulgou uma lei para fazer um recenseamento.
Em uma aldeia chamada Nazaré viviam JOSÉ e MARIA que precisavam alistar-se em Belém , local de origem da sua família.

A viagem foi penosa, um pouco de burro e um pouco a pé, porem chegando lá não encontraram lugar para se hospedar porque as pensões e os abrigos estavam cheios de pessoas que vieram para o alistamento.

Como Maria estava grávida e poderia ter o nené naquela noite, um homem se compadeceu dela e lhe ofereceu sua estrebaria, para que ela não dormisse ao relento.

A noite era muito bonita, o céu estrelado, perfumado pela brisa suave que vinha dos campos.
Foi nesse local que Maria teve seu filho. Deu-lhe o nome de Jesus.


Naquela noite alguns pastores que costumavam levar seus rebanhos para passarem a noite nos arredores, estavam ao pé da fogueira quando receberam uma a visita de um anjo de Deus que lhes disse “Não tenham medo, venho trazer uma notícia que será de grande alegria para vocês e para todo o povo ,hoje nasceu o salvador do mundo Chamado Jesus”( salvador porque veio ensinar aos homens a praticarem somente boas ações, a se amarem como irmãos e perdoarem uns aos outros, porque só assim serão felizes). E se vocês quiserem ir vê-lo este é o sinal que os fará conhece-lo: encontrarão um menino envolto em panos e posto em uma manjedoura.


Jesus recebeu também a visita dos Magos do Oriente que chegaram até ele montados em camelos, guiados pôr uma estrela através das montanhas da Pérsia, deserto da Arábia, dos vales da Síria até Jerusalém . Eram Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram presentes de fundamental importância ,Mirra, Ouro e , Incenso que significavam saúde, riqueza e espiritualidade.


Dias depois da partida dos Magos José dormia recostado ao lado da manjedoura e sonhou que um anjo vestido de azul lhe disse: Levanta-te, José toma o menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica-te até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para mata-lo. José foi para o Egito.

Herodes, rei de Roma ouvindo falar que Jesus era o rei dos judeus, fica com medo de seu trono ser ameaçado e manda seus soldados a Belém, com ordem de matar todos os meninos de 2 anos para baixo (2000habitantes/30 crianças/20 meninos)

José com a ajuda dos amigos volta a trabalhar como carpinteiro que era sua profissão até o anjo lhe aparecer novamente dizendo: “Levanta-te, José, toma o menino e sua mãe e vai para Israel, porque já morreram os que queriam matar o menino.”



CONCEITOS


Recenseamento - Lista de todos o habitantes de um país para saber o número de
homens, mulheres e crianças. (Senso)


Manjedoura - tabuleiro onde nas estrebarias se põe comida para os animais.


Anjo de Deus - Espírito superior bom e puro.


Jesus Salvador do Mundo - Jesus veio ensinar aos homens a praticarem somente
Boas ações, a se amarem como irmãos e a perdoarem
Uns aos outros, porque só assim serão felizes.


Magos do Oriente - Mago – sábio- sacerdote de antigas religiões das terras da Pérsia
de onde vieram. Ocupavam-se do culto da religião e estudavam
todas as ciências conhecedoras das coisas da espiritualidade, e
já sabiam que viria o espírito mais superior de quantos já tinham
vindo a Terra, para ensinar os homens a viverem de acordo com
as leis de Deus.


Rei - Esse espírito superior exercia entre os homens um reinado espiritual.


Estrela - Espírito elevado cuja luz espiritual se fazia visível aos Magos e facilitava
encontrar o lugar onde Jesus nasceria.
Doutores - Homens que conheciam de cor e salteado o que estava escrito nos livro
dos profetas (escrituras). Jesus mostrou conhecer esses livros a fundo.


Presentes
Mirra - ervas usadas para curar
Ouro - grande valor
Incenso - significado espiritual


Páscoa - é a principal festa do povo Judeu, e celebra sua saída do Egito, onde vivia
escravizado. Cristãos comemoram a ressurreição de Jesus.


Getsêmani - Formado por duas palavras hebraicas - lugar onde se faz azeite.

História sobre o Nascimento de Jesus
"As crianças da Escolinha Verde Vida fizeram uma redação, que contava a história do nascimento de Jesus .Vamos escutar a redação que elas fizeram? "Há muito tempo, numa cidade chamada Belém, nasceu um menino que recebeuo nome de Jesus.Ele era filho de uma mulher chamada Maria e de um homem chamado José. Joséera carpinteiro e Maria , cuidava do lar.No dia em que nasceu Jesus, Maria e José estavam viajando e não tinham lugarpara dormir. Eles procuraram muito e acabaram achando um local pequeno, nosfundos de uma casa, onde os bois dormiam, que chama-se estrebaria.E foi ali, naquele cantinho, que Jesus nasceu e , face ser uma estrebaria,Jesus dormia em uma manjedoura( local onde se coloca comida para osanimais).Jesus foi uma criança muito boa e sabia coisas que nem os adultos maissábios da época sabia. Ele ajudava a todos.
Quando ele ficou maior saiu viajando para muitas cidades , sempre ensinandoas pessoas a serem bondosas, a serem amigas, a amarem umas às outras ejamais negou ajudar a quem quer que seja, se havia doentes(existiam muito emuitos) lá estava ele impondo suas mãos e as curando.Só que os homens do governo da época dele não gostavam muito dosensinamentos de Jesus não; pois ele ensinava que havia muitas coisas maisalém do poder, do ouro, das coisas materiais da vida; e todos os homenspoderosos tinham receio de que Jesus tomasse o lugar deles.Eles não entendiam que Jesus tinha vindo ensinar coisas mais profundas ,mais verdadeiras e mais eternas.Diante desse receio que eles tinham, sairam a perseguir Jesus e a todosaqueles que dele gostava , daqueles que o seguiam (era muita e muita genteque queria estar sempre perto de Jesus) .No final, acabaram prendendo Jesus e, em um julgamento popular, o condenarama morrer .E assim Jesus foi crucificado. Mas ele não morreu não, foi só seu corpo decarne, como o nosso , que morreu. Depois de alguns dias, seu espíritoapareceu para aqueles seus amigos mais chegados.Esses mesmo amigos passaram então a seguir os ensinamentos de Jesus e sairama ensinar toda gente sobre quem foi e o que ensinava Jesus.São esses ensinamento que eles escreveram e que existem até hoje , pois sãoensinamentos permanentes e verdadeiros."A redação ficou tão tão legal, que eles resolveram montar um teatro com ahistória de Jesus.Vamos aproveitar e também fazer um teatrinho com essa história?"(base: AME/JF)






Tema: Jesus
Aula: A 2ª Revelação.

Rodinha
Prece inicial
Começar a aula com um diálogo com os alunos: Aula passada falamos sobre Moisés que foi a 1ª. Revelação e depois disso o que vocês acham que aconteceu com o povo?
• Já ouviram falar de Jesus? Quem foi ele? O que ele fez?
Aguardar as crianças responderem.
Discutir com as crianças sobre as respostas e iniciar a história
Depois da história, dar às crianças os bonequinhos impressos coloridos para fazerem o presépio, simbolizando o nascimento de Jesus.
Falar sobre o dia de natal, que comemoramos o nascimento de Jesus e o que realmente devemos comemorar (a união, fraternidade, amor ao próximo)

Fonte: Alice Lírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário