quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Novos links para música espírita


Incluímos novos links na seção Áudio e Vídeo Espíritas, no menu à esquerda. Confiram.

A música exerce papel muito importante na evangelização de almas.
"O ritmo está presente na criança a partir do seu próprio organismo: o compasso das batidas do coração, o ritmo compassado do andar, o balançar dos braços, a sequência interminável do dia e da noite, os horários das refeições, do descanso, tudo a sua volta fala que o universo está envolvido em ritmo harmonioso.
A criança pequena não aprende por conceitos abstratos que falam ao cérebro, mas está mais aberta ao ritmo e ao sentimento que a música transmite. O ritmo e a harmonia da música auxiliam sua harmonização interior. Assim, letras simples e objetivas, em ritmo harmonioso, alcançarão o coração infantil de forma adequada."1
"A música é vibração e pode excitar, ou estimular o Espírito, provocando sensações de nível superior, permitindo vibrarmos em sintonia com esse algo superior, despertando a essência Divina que dorme em cada um de nós.
Ao vibrar, sintonizamos com vibrações sutis que pululam no Universo. Podemos sentir vibrações que, por outros meios não sentiríamos, emoções novas que brotam na alma, levando o Espírito a querer evoluir. A música representa, pois, elevada interação vertical com as esferas superiores da vida universal."2

Para um bom desenvolvimento da música durante a evangelização, é essencial que os evangelizadores conheçam as músicas espíritas que serão cantadas, cantando e envolvendo-se com o momento, isso motivará a participação dos evangelizandos.
As letras das músicas podem seu utilizadas nas aulas de evangelização, dentro do conteúdo a ser desenvolvido naquele dia e posteriormente cantada entre todos, facilitando o entendimento do assunto que esta sendo tratado.

1 ALVES, Walter Oliveira. Educação do Espírito.2ª. ed. Araras, SP: IDE. 1997. p.299.

2 ________. Prática Pedagógica na Evangelização. Araras, SP: IDE. 1997. p.42.

(Seara do Mestre - http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/musica.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário