IDADE - 4 a 7 ANOS
Objetivos:Reconhecer que a auto-aceitação é condição para uma vida feliz.
1- Harmonização Inicial
2- Atividade Dinâmica: sugestões no MA-03 e MA-05.
3- Atividade Introdutória
3.1- Oferecer a um menino uma máscara de carneirinho. Perguntar:
- Fulano quer ser bonzinho como um carneiro. Basta ele colocar esta máscara para tornar-se bom e manso como um carneirinho?
3.2- Oferecer a outro menino uma máscara de leão. Perguntar:
- Se este menino fosse calmo, ele ia ficar feroz só porque colocou a máscara do leão?
4- Atividade Reflexiva
4.1- Conversar com as crianças que não ficamos mansos como um carneirinho ou ferozes como um leão porque colocamos uma máscara, ou até mesmo a pele do carneiro ou do leão. Cada um tem as suas qualidades: carneiro é manso, leão é feroz e as crianças nasceram para serem bondosas e amigas. Não importa se são altas ou baixas, gordas ou magras, brancas ou negras. Cada um deve gostar de si mesmo como é; o importante é ser bom.
4.2- Narrar: o limão insatisfeito
4.3- Perguntar:
- Por que o limão galego não estava satisfeito?
- O que ele queria ser?
- Como foi parar no pé de tangerina?
- O limão virou tangerina de verdade?
- Por que ele foi parar no lixo?
- A gente deve fingir ser o que não é?
- É importante cada um gostar de si mesmo?
- Leão nasceu para ser feroz e as pessoas nasceram para serem...?
4.4- Perguntar às crianças se conhecem pessoas que são desprezadas ou recebem apelido por um defeito físico, ou pela cor da pele, por ser gorda ou magra demais etc.
4.5- Ouvir as crianças, concluindo que todos têm o seu valor. Devemos considerar, não as diferenças do corpo, mas o que a pessoa é: bondosa, alegre, amiga... E como é bom estar ao lado de uma assim!
4.6- Cantar e ensinar a música: a foquinha, de autoria de Sonia da Palma (CD, Histórias Cantadas / LFC) Foquinha é linda, toda pretinha É tão gordinha Não tem perninha E quando bota a bola no nariz Equilibra, não deixa cair. Joga no chão, bate palminha Todo mundo pede bis.Os animais são diferentes Assim também a gente O importante é perceber Que cada um tem seu valor Ter respeito E aprender a dar amor.5- Atividade Criativa
Incentivar as crianças a criarem e dramatizarem boas ações utilizando as máscaras do leão e do carneiro.
6- Harmonização Final/ Prece
6.1- Visualizar-se num lugar agradável, com muitas árvores.
6.2- Meditar:Estou calmo e feliz. Deus me ama.
7- Auto-Avaliação
O LIMÃO INSATISFEITO
Num mesmo pomar viviam lado a lado um pé de limão galego e um pé de tangerina.
O pé de tangerina estava sempre com crianças à sua volta.
Era depois da brincadeira...
Era na volta da escola...
Era depois do jantar...
As crianças deliciavam-se com as gostosas tangerinas.
Um limão galego do pé de limão vizinho olhava aquilo muito aborrecido.
Ninguém queria saber dele.
Nenhuma criança o olhava com alegria, como faziam com a tangerina.
Também... os limões eram tão azedos!
E eles iam ficando esquecidos no seu pé até ficarem velhos... ou até quando a cozinheira se lembrava deles para temperar a carne ou a salada.
Mas aquele limão galego não aceitava viver assim. Tudo que ele queria era ser doce como uma tangerina.
Aconteceu que, num dia de temporal o vento o arrancou do limoeiro e ele caiu... num galho do pé de tangerina.
Meio assustado, o limão galego viu que estava bem ao lado de uma tangerina bem gordinha.
Ficou feliz! Agora, naquele pé, poderia passar por uma tangerina e seria admirado por todos.
O limão ajeitou-se da melhor forma que pode, bem junto a uma folhinha e ali ficou com ares de tangerina.
Dias depois, o limão foi colhido junto com as tangerinas pela dona da casa e colocado numa linda fruteira em cima da mesa da sala de jantar.
E no meio das tangerinas, ninguém desconfiava que ele era um limão galego.
Naquela noite, depois de ter sido provado pela caçulinha da casa, o limão galego acabou na lata do lixo, misturado a restos de comida e pó de café.
E assim acabou a vida do limão que não se aceitava, sem ao menos saber do seu grande valor: o de curar muitas doenças.
(Fonte - Grupo Espírita Amor e Caridade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário