domingo, 30 de agosto de 2009

Prece - A formiguinha e a neve

Tema: Prece
1º Passo: Distribuir chocalhos para as crianças.
2º Passo: Explicar que a cada momento que entrar um personagem na história, as crianças devem tocar os chocalhos.
3º Passo: Contar a história tirando os personagens de uma caixa 'surpresa' e coloca-los na sequência em que vão aparecendo.
Obs: Os personagens podem ser colados em palitos de picolé para espeta-los em isopor ou em gravuras para serem colados no quadro.
Conclusão: Após terem passado vários seres que poderiam ter ajudado a formiguinha, ela já desesperançada elevou uma prece a Deus e Ele, que ouve todas as preces atendeu e salvou-a.
Concluir, que ninguém nos ama mais do que Deus, que nossas preces são atendidas, quando o que pedimos é para nosso bem e quando temos merecimento.
Temos que valorizar muito a prece, pois ela e a nossa forma de falar com Deus.
HISTÓRIA: A Formiguinha e a neve
Certa manhã de inverno, uma formiguinha saiu para seu trabalho diário.
Já ia longe, à procura de alimento, quando um floquinho de neve caiu
e prendeu o seu pézinho!
Aflita, vendo que não podia livrar-se da neve e iria morrer de fome e de frio, voltou-se para o sol e disse:
- Oh, Sol, tu és tão forte, derrete a neve e desprende o meu pézinho...
E o Sol, indiferente nas alturas, falou:
- Mais forte do que eu é o muro que me tapa!
Olhando então para o muro, a formiguinha pediu:
- Oh, muro tu que és tão forte, que tapas o Sol, que derrete a neve, desprende meu pézinho...
E o muro que nada vê e muito pouco fala respondeu:
- Mais forte do que eu é o rato que me rói!
Voltando-se então para um ratinho que passava apressado,
A formiguinha suplicou:
- Oh, rato tu que és tão forte, que róis o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pézinho.
Mas o rato, que também ia fugindo do frio, gritou de longe:
- Mais forte do que eu é o gato que me come!
Já cansada, a formiguinha pediu ao gato:
- Oh, gato tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pézinho...
E o gato, sempre preguiçoso, disse bocejando:
- Mais forte do que eu é o cão que me persegue!
Aflita e chorosa, a pobre formiguinha pediu ao cão:
- Oh, cão, tu que és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende o meu pézinho...
E o cão, que ia correndo atrás de uma raposa, respondeu sem parar:
- Mais forte do que eu é o homem que me bate!
Já quase sem forças, sentindo o coração gelado de frio,
A formiguinha implorou ao homem:
- Oh, homem, tu que és tão forte, que bates no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende o meu pézinho...
E o homem respondeu apenas:
- Mais forte do que eu é Deus que me governa!
Quase morrendo a formiguinha rezou baixinho:
- Meu Deus, tu que és tão forte, que governas o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende o meu pézinho...
E Deus, então, que ouve todas as preces, ordenou que viesse a primavera! No mesmo instante a primavera desceu sobre a Terra, enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos!
E, vendo a formiguinha quase morta, gelada de frio, a primavera fez o Sol brilhar e os campos florirem, e a nossa amiga formiguinha pode seguir seu caminho, certa de que Deus está sempre a nos amparar.
Fonte: Adaptação da aula disponibilizada por André Martins Cascaes no site http://www.freewebs.com/musicalizacao

4 comentários:

  1. Lindo texto de um ensinamento sublime.
    Quando temos o merecimento e somos invadidos pela fé verdadeira, tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse texto tem a simplicidade,a prova viva de que nem sempre é preciso muita coisa pra ser encantador

      Excluir
  2. Parabéns à o autor desse desse texto !!!

    ResponderExcluir