O DECÁLOGO
Primeiro momento: Ler a estória e depois fazer as perguntas abaixo:
O que é uma lei? Regra, dever, norma de fazer ou não fazer algo, mandamento de como proceder.
Conhecem alguma lei? Quais? Lei de Trânsito, Regras da escola
Segundo momento: estabelecer a diferença entre Leis divinas e Leis humanas.
Leis divinas provêm dos espíritos superiores, são enviadas por Deus e não se modificam com o passar do tempo.
Leis humanas são elaboradas pelos seres humanos e se modificam, conforme a situação muda, a lei muda.
As Leis criadas por Deus, mudam? Por quê? Não mudam porque são perfeitas.
Conhecem alguma lei divina?
- As leis de amor e perdão ensinadas por Jesus (emissário de Deus) são leis divinas.
- O Decálogo (10 Mandamentos recebidos por Moisés) são leis divinas.
O que sabem sobre o Decálogo:
O decálogo foi recebido no Monte Sinai por Moisés, que era médium. São dez regras de conduta. São leis divinas, porque foram enviadas por Deus através dos espíritos superiores e não mudam com o tempo ou a situação. São atuais até hoje. Devemos cumpri-las porque são leis de Deus, independente de nossa religião.
Terceiro momento: distribuir os 10 Mandamentos para colar no caderno. Explicar que são leis de conduta do indivíduo para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo.
Quarto momento: ler os dez mandamentos com a turma explicando o que significa aquele mandamento, citando exemplos (o evangelizador poderá dar dicas que estão com ele).
Mostrar para os evangelizandos a atualidade do decálogo. Ainda hoje as pessoas não cumprem o que nos foi transmitido há mais de 3000 anos.
Ainda mentimos, buscamos levar vantagens sobre as pessoas (não roubar), desrespeitamos a natureza (não matar), somos falsos com as pessoas(não mentir e cometer adultério), não estamos satisfeitos com o que temos (desejar o que é do próximo) etc
Aquele dia a professora Mariana explicou que os Mandamentos recebidos por Moisés são atuais e muito importantes. Sugeriu, então, que as regras fossem usadas na sala de aula e escritas em um grande cartaz. Todos concordaram.
O primeiro mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, foi analisado por Letícia como amor às criações de Deus, à natureza e as outras pessoas.
- E respeito pelos outros- continuou Luana. Isso inclui não brigar, não empurrar e não colocar apelidos.
Silêncio geral na aula. Os alunos lembraram que devem fazer aos colegas somente o que gostariam que fosse feito para eles.
Alan leu a próxima regra: “Não pronunciar em vão o nome de Deus” e disse que significava não reclamar da vida e não dizer palavrão.
- Muito bom! – disse a professora. E o próximo: “Lembrar de santificar o sábado”?
- Fazer preces – disse Anderson. E ajudar aos outros.
- Mas não só no sábado, e sim todos os dias - lembrou Larissa. E não desperdiçar as oportunidades de estudar e aprender.
O quarto mandamento : “Honrar pai e mãe” foi colocado no cartaz como respeito aos pais, aos professores, aos funcionários da escola e aos mais velhos.
Para o seguinte: “Não matar”, Carlos lembrou que não devemos maltratar os animais e as plantas.
O sexto mandamento “Não trair” foi mais difícil. Mariana sugeriu, então, que fosse colocado no cartaz não colar nas provas e fazer silêncio durante as aulas, para não atrapalhar os colegas que querem ouvir as explicações.
Foi a vez de Juliana ler:
- “Não roubar”significa devolver tudo o que pegamos emprestado e cuidar do material dos outros- disse ela.
“Não mentir” foi mais fácil. Logo alguém disse: “Ser sincero, não enganar e não esconder o material dos outros”.
- Ótimo! - disse a professora. E o nono? “Não querer as coisas dos outros”?
- Não pegar nada emprestado sem pedir licença antes – explicou Sarah.
- E não desejar as coisas que os outros têm: as roupas, o sapato, o cabelo - completou Jéssica.
- O último eu sei - falou Verônica. “Não querer ter a vida dos outros” significa não desejar mal a ninguém e agradecer a Deus tudo o que temos.
O cartaz estava pronto.A partir daquele dia, sempre que as crianças não sabem se é certo ou errado o que estão fazendo, elas lêem o cartaz, comprovando que os mandamentos recebidos por Moisés continuam atuais e devem ser seguidos por todos.
(O Melhor é viver em família)
Ótima aula. Parabéns!
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