terça-feira, 18 de agosto de 2009

CUIDAR DO CORPO

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL – NÚCLEO ESPÍRITA “O SEMEADOR”
CICLO I - FAIXA ETÁRIA: 6 A 7 anos - 07/06/2003


· OBJETIVO INFORMATIVO: Informar à criança a importância do nosso corpo como veículo de comunicação do espírito. Através dele podemos nos expressar, nos comunicar. Falar sobre a nossa responsabilidade em cuidar dele, para que ele possa “funcionar direitinho”.

OBJETIVO FORMATIVO: Levar a criança a Ter a consciência e o dever de cuidar da saúde. (necessidade da higiene do corpo, vestuário, alimentação.

MATERIAL:

1) PRECE INICIAL

2) INCENTIVAÇÃO INICIAL:
Brincadeira: Sr. Rei
(Pode ser cantado ou apenas falado) - Sr. Rei foi caçar e quando ele voltar, não quer ver nenhum "joelho" (todos escondem o joelho), Sr. Rei foi caçar e qdo. ele voltar não quer ver nenhuma mão (escondem as mãos) e assim por diante, as cças. adoram principalmente qdo. começar ficar difícil esconder as partes maiores do corpo.

3) DESENVOLVIMENTO:
Todos estamos sorridentes, bem dispostos corados...Estão felizes! Sabem porque estão assim bem dispostos? Saúde. O que é saúde? Saúde é o estado do nosso corpo. Quando não estamos doentes, tudo funciona direitinho, sem dores, febre, nada, dizemos que estamos “bem de saúde”. Quando não estamos bem de saúde, é sinal que estamos doentes, ou seja, algo não funciona bem.
Precisamos saber tudo aquilo que sirva para melhorar nosso corpo e nossa alma.
A finalidade de nossa vida não é apenas viver: é viver para nos tornarmos melhores. Devemos procurar ser melhores em tudo: na saúde, no trabalho, nossos sentimentos, etc.
Devemos procurar estudar, aprender, para adquirir conhecimento, pra crescermos inteligentes. Devemos também cuidar do nosso corpo, repousar o suficiente, alimentar-se. Antes de tudo, o que nos faz viver melhor é a saúde. Sem saúde não podemos trabalhar. A saúde que Deus nos dá é uma riqueza que precisamos conservar. Uma pessoa sadia tem boa aparência, tem vontade de trabalhar, está sempre alegre. Está sempre disposta a auxiliar os outros. A pessoa doente é abatida e triste. Não pode Ter boa disposição para o trabalho. Sente-se infeliz.
As doenças nos fazem sofrer, as pessoas de nossa família também sofrem por isso. Consomem tempo e dinheiro e roubam a alegria de viver. A saúde muito depende de nós; daquilo que fazemos para conservá-la. Todos querem Ter saúde, mas nem todos querem conservar a sua saúde.
O que podemos fazer para conservar a saúde?
Evitar os vícios, como o fumo, o álcool. Não tomar friagem, não andar descalço em chão frio. Não comer demais, apenas o que o nosso organismo aguenta. Comer frutas, verduras e legumes (às vezes são ruins, mas têm vitaminas de que nosso corpo precisa), não esquecendo de lavá-los antes. Cuidar da higiene: escovar os dentes, lavar as mãos antes das refeições, antes de levar aos olhos.
As pessoas ficam doentes especialmente nestes casos:
- quando tem o corpo enfraquecido por alimentação deficiente
- quando não tomam o necessário cuidado com o asseio do corpo e da casa ou da pureza da água que bebem, assim como da comida.
- Quando não evitam insetos transmissores de doenças
- Quando não evitam os vícios

4) ATIVIDADE:
Propor a realização de um “manual de instrução de cuidados com o corpo”.
Sortear uma criança. No chão, um papel pardo grande.
A criança sorteada deitará no papel, fará uma “pose” e os demais “contornarão” sua silueta com canetinha.
Haverá, então, no papel, o desenho de um corpo. As crianças deverão completá-lo, acrescentando os detalhes e pintando.
Em seguida, colocar observações em cada parte do corpo, dizendo o que deve ser feito para preservar a saúde naquele local. Exemplo: puxar uma seta nos olhos e escrever: “lavar as mãos antes de coçar os olhos, não ler no escuro”.

5) AVALIAÇÃO/FIXAÇÃO:
Série de “O que é o que és”, cujas respostas devem ser partes do corpo. Quando as crianças acertarem, perguntar o que deve ser feito para preservar aquela parte. Se acertarem, ganham uma parte do corpo que será montado na lousa.

7) PRECE FINAL

8) BIBLIOGRAFIA
“Evangelização Infantil – Vol.III” – Mariluz Valadão Vieira – Editora Aliança1

2 comentários:

  1. Muito bom esse trabalho!
    Que Deus permita aos bons Espíritos estarem sempre ao lado dessa equipe a lhes inspirar na elaboração desses estudos.Muita paz!Zélia

    ResponderExcluir
  2. excelente, vou aplicar com s crianças que evangelizo, que Deus permita que os bons espirito os inspire nesta tarefa grandiosa. luz para todos.

    ResponderExcluir