terça-feira, 27 de outubro de 2009

EMMANUEL


Emmanuel é o nobre Espírito responsável por um grande trabalho missionário. É o guia Espiritual do Médium Francisco Cândido Xavier. Coração Generoso, sabe repartir-se continuamente, em amor e simpatia, atendendo aos sofredores que o buscam. Sábio condutor de almas, sua palavra de luz se tem dirigido, sem distinções, a todos os que lhe batem à porta do coração, em dádivas de paz, de esclarecimento e de bom ânimo.

Há 2.000 anos atrás, Emmanuel foi Públio Lentulos, um orgulhoso senador romano, um patrício de alma indiferente e ingrata que vivera tão somente para César e para as falsas glórias do mundo. Viera a compreender e aceitar o Evangelho de Jesus nos derradeiros tempos de sua romagem terrestre. Após anos de cegueira, Públio Lentulos, desencarna na pavorosa erupção do Vesúvio, em agosto do ano 79, entre gêiseres de pedra e chuvas de cinza, explosões ensurdecedoras, relâmpagos ondas de lama, num espetáculo de horror...

Mas "50 anos depois das ruínas de pompéia, vamos encontrá-lo sob a veste humilde dos escravos, que o seu orgulhoso coração havia espezinhado outrora". Nestório, escravo judeu de Éfeso, estava o Senador de volta para o resgate de suas faltas e em busca da evolução. Foi na personalidade de Nestório, o judeu grego da Ásia Menor, o cristão humilde das catacumbas de Roma, que Emmanuel iniciou sua tarefa de Obreiro do Evangelho. Morreu na arena entre milhares de cristãos: crianças, jovens e velhos, servindo de espetáculo para a platéia.

Vários séculos se passaram, Emmanuel, antes de reencarnar-se na vila portuguesa de Sanfins, em Entre-Douro-e-Minho a 18 de outubro de 1517, aquele que iria chamar-se Padre Manoel da Nóbrega, visitou em espírito, o Brasil recém-descoberto; contemplou as florestas, apiedou-se dos indígenas e amou a Terra de Santa Cruz. Prepara-se para a grande missão que Deus lhe reservava. Em 1549, já reencarnado, vem com Tomé de Souza para o Brasil. Aqui viveu 21 anos de dedicações silenciosas e enormes sacrifícios. Colaborou na fundação de Salvador e Rio de Janeiro. Fundou São Paulo em 1554. Foi conselheiro dos governantes e protetor dos humildes, pai carinhoso dos curumins e enfermeiro dos abandonados, foi professor, pregador, médico, mentor esclarecido, político honesto, servidor de todos. "O Primeiro Apóstolo do Brasil". Em homenagem ao convertido de Damasco, "Paulo de Tarso", chega a adiar a inauguração do Colégio de Piratininga, a que dá o nome de São Paulo, para o dia da conversão do apóstolo, que a Igreja comemora a 25 de Janeiro, devido a fortes ligações entre eles... Ao completar 53 anos, no dia 18 de Outubro de 1570, após vários anos colocando sangue pela boca, desencarna Manuel da Nóbrega no Colégio do Rio de Janeiro, no antigo Morro do Castelo.

Cinqüenta anos depois renasce Manuel da Nóbrega em terra espanhola, onde prossegue em sua missão. É o Padre Damiano, sacerdote esclarecido e dedicado, vigário da igreja de São Vicente, em Ávila, a gloriosa cidade de Santa Teresa de Jesus. Damiano luta, dentro de seu invariável padrão de nobreza e equilíbrio, contra os cruéis mercadores de escravos, com a mesma coragem com que, na personalidade de Nóbrega, no Brasil, defendia os direitos e a liberdade dos indígenas. Sempre a mesma dedicação ao próximo, sereno, mas enérgico, destemido e corajoso. Contraindo implacável moléstia dos pulmões, o velho sacerdote veio a desencarnar em Paris, França.

A nobreza de caráter de Públio Lentulos, embora seus defeitos humanos, continua em Nestório, mas já iluminada e aperfeiçoada pela experiência da fé cristã. Acentua-se, permeando séculos e reencarnações, na alma abnegada de Nóbrega, o benemérito missionário. Acrisola-se, nessa continuidade psicológica, espiritual, na vida humilde do Padre Damiano, tanto quanto resplende, hoje, no Espírito de Emmanuel, como testemunham, suas realizações de amor em prol dos que sofrem, seus livros mediúnicos, monumentos de sabedoria e espiritualidade, seu pensamento lúcido e sincero.


Fonte:
O texto em resumo acima foi extraído da obra citada abaixo:
Amor e Sabedoria de Emmanuel - Clóvis Tavares.
Link da Página: http://www.grupoandreluiz.org.br/ler_biografia.php?id=9
(Publicado em 22/03/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário