terça-feira, 27 de outubro de 2009

LÉON DENIS


Léon Denis nasceu em primeiro de Janeiro de 1846 em Foug, pequena localidade de Toul, na França. Desencarnou, cego e doente, em 18 de Abril de 1927, na cidade de Tours, também na França onde viveu a maior parte de sua vida. Era de origem Celta (Gaulês), grupo de antigos povos da Europa, de antes de Cristo.

Era profundamente conhecedor da cultura celta e, como historiador, escreveu obras sobre este assunto, destancando-se "O Gênio Celta e o Mundo Invisível" e a vida de "Joana D´Arc".

Filho único de Joseph Denis, pedreiro pobre, depois carteiro e ferroviário e de Anne-Lucie Liouville, camponesa. Só fez o curso primário, mas lia muito e, graças ao seu talento e às leituras, tornou-se um homem culto e erudito. Foi telegrafista ferroviário e contador comercial. Em Tours, trabalhou como operário braçal numa cerâmica e freqüentou uma escola noturna para aprimorar seus conhecimentos gerais.

Aos 18 anos adquiriu, por curiosidade, "O Livro dos Espíritos", que começou a ler escondido da mãe (que era católica). A mãe descobre o livro e também o lê. Ambos tornam-se espíritas !

Passou a trabalhar numa firma que comerciava com couros, onde se ocupava com a correspondência e contabilidade, passando depois a vendedor - viajante. Como viajante comercial pode visitar e proferir conferências espíritas em várias localidades da França, Bélgica, Suíça, Algéria e Tunísia (na África), Ilha de Córsega, Itália, etc. Manteve a sua profissão de viajante até se aposentar. Filho amoroso, de todos os lugares onde ia, escrevia sempre cartas ou postais à sua mãe, com quem morava. Nunca se casou, por ter saúde fraca e temer desamparar a família.

Conheceu Allan Kardec por ocasião da visita do Codificador à cidade de Tours, onde fora pronunciar uma conferência sobre Espiritismo. Nessa ocasião foi negado permissão para a reunião em um salão que tinha sido alugado para a conferência. Cerca de 300 pessoas tiveram, então, que ouvir o conferencista, em pé, no jardim da casa particular de um espírita ! Com 21 anos revê mais duas vezes Allan Kardec; uma vez em Paris e outra em Bonneval. Tornou-se secretário do Grupo Espírita de Tours. Estuda e pesquisa o Espiritismo.

Em 1869, com 23 anos, torna-se Orador da Loja Maçônica dos Demófilos (nome de origem grega, significando Amigos do Povo). 1870 - Guerra Franco-Prussiana. Léon Denis está com 24 anos e serve como Sargento na 1° Leigião da Guarda. Depois passa a Sub-Tenente, Tenente e Major-Ajudante. Vem a Paz.

Foi dedicado colaborador da Liga de Ensino, entidade que buscava criar escolas e bibliotecas para o povo. Certa vez seus amigos quiseram fazê-lo Deputado. Recusou-se.

Sua missão era trabalhar pelo Espiritismo. Léon Denis era médium Escrevente, Vidente e de Intuição. Recordava-se de três de suas encarnações anteriores, na Gália. Sua protetora espiritual foi o espírito que se identificou como Sorela, mais tarde revelando ser Joana D´Arc. Um de seus Guias foi Jerônimo de Praga (Monge Pré-Reformador, 1416, queimado vivo pela igreja de Constança, Alemanha); é também o Espírito Azul (era visto como uma névoa azulada).

Com o tempo Léon Denis tornou-se um famoso orador espírita e passa a defender e esclarecer a Doutrina Espírita em brilhantes conferências. É considerado o continuador e consolidador da obra de Allan Kardec. É tido como o Apóstolo do Espiritismo e reconhecido como Filósofo, Orador, Historiador, Escritor primoroso, autor de 15 obras de inestimável valor doutrinário.

Quando ficou cego tratou de aprender a escrever em Braille, para tomar notas e registrar idéias e pensamentos. Como não podia mais ler nem escrever, passou a utilizar os serviços de secretárias, a quem ditava cartas e seus últimos livros.

Foi Presidente de Honra da União Espírita Francesa. Membro honorário da Federação Espírita Internacional. Presidente do Congresso Espírita Internacional realizado em Paris - 1925.

Viveu 81 anos, 3 meses e 11 dias, legando, pelo seu trabalho, suas conferências, suas obras, notável exemplo de dedicação e doação ao Espiritismo.


Fonte:
O texto em resumo acima foi extraído da obra citada abaixo:
Revista Internacional de Espiritismo - Setembro 2001.
Link da Página: http://www.grupoandreluiz.org.br/ler_biografia.php?id=11
(Publicado em 22/03/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário