sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Jesus e o Consolador


(2º e 3º Ciclos)
Prece inicial
Primeiro momento: distribuir aos evangelizandos O Livro dos Espíritos, para que eles, em duplas, localizem a questão 625 e copiem no caderno, juntamente com a resposta. Se houver necessidade, o evangelizador poderá auxiliá-los. Após, perguntar se eles concordam com a resposta e por quê.
Segundo momento: perguntar se os evangelizandos sabem o nome do governador do Estado e como ele é eleito e, a partir daí, perguntar se era do conhecimento deles que o nosso planeta, a Terra, também possui um governador.
Esclarecer que Jesus acompanhou a Terra desde a sua formação, é o governador do Planeta e encarnou apenas uma vez na Terra em missão. Veio trazer à humanidade a mensagem divina de amor, tendo vivenciado-a através do seu exemplo. É o ser mais evoluído que já encarnou na Terra, é nosso exemplo de perfeição atingível, nosso modelo e guia. Foi criado como nós e evoluiu em outro (ou outros) planeta(s), não sendo do nosso conhecimento como aconteceu.
Terceiro momento: quando estava se despedindo dos apóstolos, jantando com eles, pois sabia que seria morto em breve, Jesus disse:
“Não vos deixarei órfãos. Estarei sempre com vocês. Se me amais, guardais os meus mandamentos e eu pedirei ao Pai e Ele vos enviará outro Consolador, que ficará com vocês para sempre.”
Quem é o Consolador prometido por Jesus? O Espiritismo.
O que já sabem sobre o Espiritismo? Foi ditado por diversos espíritos e codificado (organizado) por Allan Kardec, que fez perguntas e organizou as respostas em cinco obras. Quais são essas obras?
Qual é a função da Doutrina Espírita? Transformação moral do ser humano, baseado no exemplo de Jesus. Conhecer os ensinamentos de Jesus para praticá-los, tornando-se alguém melhor (evolução espiritual).
Quarto momento: pedir aos evangelizandos para relaxarem, se acomodarem bem em suas cadeiras e deixarem a imaginação fluir. Dissemos que alguém enviou uma mensagem muito importante para eles e colocar para ouvirem.
Levamos uma mensagem gravada por um de nossos trabalhadores, como se fosse uma mensagem de Jesus convidando-os (inclusive citando o nome de cada uma das crianças), para juntos, construírem um mundo melhor. O evangelizador poderá colocar uma música de fundo e ler a mensagem ou levá-la gravada.
Se o evangelizador resolver colocar o nome das crianças, não esqueça ninguém. Se houver algum visitante ou criança que está iniciando aquele dia, se ressalte que, conforme diz a mensagem, Jesus conta com todas as crianças.
Foi bem emocionante, se ouviu muitas exclamações de alegria e suspiros, à medida que os nomes iam sendo citados. Causou um impacto bastante positivo nos evangelizandos.
Após a mensagem fizemos um pequeno comentário a respeito, enfatizando a grande oportunidade que eles estão tendo nessa reencarnação. Veja a mensagem abaixo.
Quinto momento - atividade:
Sugestão 1: desenhar como eles imaginam Jesus.
Sugestão 2: escrever uma resposta à mensagem recebida.
Sugestão 3: fazer uma pequena confraternização, em agradecimento a Deus pela vida. (Bolo de Chocolate e refrigerante é sempre uma boa sugestão).
Prece de encerramento
Mensagem:
Queridos amiguinhos,
Que bom que vocês estão na aula de evangelização, aprendendo sobre meus ensinamentos. Isso vai ajudá-los nos momentos difíceis.
Não desanimem, persistam no caminho do bem, pois vocês se prepararam para reencarnar na Terra e hoje estão aqui, aprendendo a ser alguém melhor.
Conto com o Gustavo, Adele, Cháris, Felipe, Karine, Rafaela, Kaísa, Eduarda, Tales, Manuela, Joice, Aline, Stephane, e também com o Henrique, Laura, Vanessa, Natália, Fernanda, Gabriela, Niete, Leonardo, Renata e a Giovana. Conto com todas as crianças para construirmos juntos um mundo melhor, com mais amor, mais perdão e mais amizade.
Aproveitem bem as lições desta encarnação, e tratem bem a natureza, cuidem dos animais, ajudem a família, cuidem dos irmãos menores, auxiliem nas tarefas domésticas, tratem bem os colegas, respeitem os professores, os pais, os tios, os avós, enfim todas as pessoas.
Estou sempre com vocês, sei o que se passa no coração de cada um, as alegrias e as tristezas. Quando vocês sentirem medo, dor ou precisarem de ajuda podem contar comigo. Vocês se ligam a mim através da prece e das boas ações. Eu estou sempre perto, sou seu amigo e irmão para todas as horas.
Sintam o meu abraço e o meu imenso amor por vocês.

Fonte: Seara do Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário