terça-feira, 13 de outubro de 2009

A visita de Jesus

Apostila da FEB – Coopere com Jesus
Idade: 11/14 anos (3º ciclo DIJ)
Tema: “Cada vez que fizeres o bem a esses pequenos, a mim o farás”

Um camponês russo, muito bondoso, durante alguns anos, vinha pedindo em suas preces que Jesus o viesse visitar em sua casinha, uma vez só que fosse.
Uma noite sonhou que o Senhor, no dia seguinte, iria visitá-lo. E tão certo ficou que assim sucederia que, apenas acordou, levantou-se imediatamente, entregou-se ao trabalho de por a casinha em ordem para que nela pudesse ser recebido o hóspede celeste, tão desejado.
Apesar de uma violenta tempestade de neve e granizo que durou todo o dia, nem por isso o pobre camponês abandonou os preparativos domésticos, cuidando também de fazer uma sopa de couve, o seu prato predileto.
De vez em quando olhava a estrada, sempre a espera da feliz ocasião, não obstante a tempestade continuar implacável.
Passado algum tempo viu que caminhava pela estrada, em luta com a tempestade de neve que o cegava, um pobre vendedor ambulante que levava às costas um fardo bastante pesado. Compadecido saiu de casa e foi ao encontro do vendedor. Levou-o para casa, pôs-lhe a roupa a secar ao fogo da lareira, repartiu com ele a sopa de couve e só o deixou partir quando viu que já se achava com forças bastantes para continuar a jornada.
Olhando de novo através da vidraça, viu uma pobre mulher todo embaraçada à procura do caminho, na estrada coberta de neve. Foi buscá-la e levou-a para sua casa e não a deixou partir enquanto não readquiriu as forças para a caminhada.
A noite começou a cair e nada viu que pudesse enunciar a vinda de Jesus.
Já quase sem esperanças, o pobre camponês abriu a porta mais uma vez e, estendendo os olhos pela estrada, distinguiu uma criança e certificou-se de que ela se encontrava perdida no caminho, de tão cega que estava pelo granizo e pela neve.
Saiu mais uma vez, pegou a criança quase gelada, levou-a para a cabana, deu-lhe de comer e não demorou muito para que viesse a adormecer junto ao calor da lareira.
Sensivelmente impressionado, o camponês sentou-se e adormeceu também ao calor confortável do lar.
De repente, uma luz radiosa que não vinha do fogo da lareira, iluminou tudo! E diante do pobre camponês surgiu risonho o Senhor, envolto em túnica branca.
- Ah, Senhor! Esperei todo o dia e vós não aparecestes! – disse o camponês.
E Jesus respondeu:
- Já por três vezes hoje visitei tua cabana. O pobre vendedor ambulante a quem socorreste, aqueceste e alimentaste, era eu; a pobre mulher a quem deste a tua capa, era eu; e esta criança a quem salvaste da tempestade, também sou eu. O bem que fazes a cada um deles, a mim mesmo o fizeste.

Fundamentação evangélica: Mateus, 25:40

Sugestão de avaliação:
1. Qual o grande desejo do camponês russo?
2. Como auxiliou ao vendedor ambulante?
3. De que maneira ajudou a pobre mulher?
4. Como foi acolhida a criancinha?
5. Quantas vezes Jesus visitou o camponês aquele dia?
6. De que maneira Ele fez isso?
7. Você se lembra de ter recebido Jesus algum dia? Conte como foi.
8. Naturalmente, em seu futuro você pretende receber Jesus muitas vezes, não é? O que acha que pode fazer pelo seu próximo para receber Jesus?

Observação:
O evangelizador deverá conversar com os alunos antes da aula, dizendo-lhes que o Natal aqui no Brasil é festejado numa época quente, mas que em outras partes do mundo no mês de Dezembro é inverno rigoroso e cai neve.

“A fraternidade é um sol composto de raios divinos, emitidos por nossa capacidade de amar e servir”.
Emmanuel






Um comentário: