sexta-feira, 31 de julho de 2009

ALGUMAS DICAS PARA O EVANGELIZADOR

Seja o seu primeiro dia, seja você um evangelizador experiente, é muito importante refletir sobre estas dicas:

1. Preparo: O trabalho de evangelização não começa na sala de aula. Ele começa no Planejamento da Aula que todo evangelizador deve fazer antes de dar a sua aula. Quanto mais leitura, mais estudo e mais idéias forem analisadas, melhor será a aula. A aula caprichada cativa o aluno e motiva seu interesse. O preparo e o estudo do tema darão mais segurança a você e isto transmitirá confiança aos alunos. Naturalmente, a classe interessada contribui para a disciplina. Procure preparar sua aula em grupo: é muito melhor. Não se esqueça: o preparo também inclui a prece.

2. Descanso: Procure evitar atividades agitadas na véspera de sua aula. Cansado ou agitado, você terá menores chances de se ligar ao plano espiritual, que estará presente para intuí-lo e ajudá-lo para uma boa aula. Dedique-se. Talvez aquela sua única aula do mês é que vai fazer a diferença na vida inteira de uma criança. Pense nisso.

3. O maior objetivo: não é fazer uma fila e chamadas perfeitas, colocar uma classe em absoluto silêncio, ou cumprir o programa do dia. O maior objetivo é fazer com que as crianças se sintam amadas e felizes em nossa companhia. Que o nosso encontro para elas seja uma experiência gostosa, de paz, de alegria e de muito otimismo. Um sorriso, um abraço, qualquer gesto de amizade vale mais do que tudo no nosso trabalho. Pode faltar o resto, menos isto. A organização do nosso trabalho não foi criada para enrijecê-lo, mas sim, para nos dar condições de bem receber a todas as crianças.

4. Disciplina: Vamos conquistar a disciplina com formas criativas! O evangelizador cansado, que não preparou a sua aula, fatalmente apelará para a bronca ou para outras formas de violência verbal. Vamos alinhar nosso exemplo com o nosso discurso. O exemplo é o mais importante.

5. Responsabilidade: o trabalho voluntário transforma-se em compromisso quando a pessoa o assume. Não falte por motivos corriqueiros. Atenção aos horários. Organize a sua vida considerando que você assumiu esta importante tarefa. Se realmente não puder ir, arrume alguém para substituí-lo e avise seu colega de classe e a coordenação com antecedência. Não importa o que você faça no nosso grupo, você é muito importante.

6. Companheirismo e união: você desde já é também responsável pela união do nosso grupo. Pergunte o nome do colega ao lado. Não tenha medo. Apresente-se. Troque telefones. Pergunte como foi o dia dele ou dela, o que faz e assim por diante. Talvez o seu colega ao lado esteja precisando apenas disto para sentir-se parte do grupo e decidir se voltará ou não no próximo domingo. Se o colega não conhece o trabalho, ofereça-se para explicar tudo e também para ensinar-lhe a preparar as aulas, a lidar com os alunos etc. Ensine músicas e brincadeiras. Envolva-o. Divida responsabilidades.

7. Divulgação: Seja um divulgador do trabalho. Esteja a par das datas, dos horários e da organização geral, para poder informar aos demais. Muitas pessoas agradeceriam a oportunidade de poder participar de um trabalho igual ao nosso. Faz bem ao coração!

8. Sempre há trabalho: num trabalho voluntário, sempre há espaço para mais um. Um voluntário novo que chega é uma benção para o nosso grupo pois ele é a certeza de continuidade e renovação. Ele também nos lembra que o trabalho não é nosso, mas sim de Jesus e da espiritualidade. Não importa se há um número suficiente de trabalhadores para determinada tarefa. Mais do que a tarefa em si, o que realmente nos importa é a convivência fraterna que o trabalho nos proporciona.

9. Evite melindres: o trabalho de caridade requer nossa paciência, também com nossos colegas. Todos estamos em processo de evolução e temos nossas imperfeições a serem corrigidas. O trabalho proporciona um espaço para a vivência de acordo com os princípios do Evangelho, dentre eles, o perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário