quinta-feira, 23 de julho de 2009

EGOÍSMO

Objetivo: Levá-los a compreender que o egoísmo é um dos maiores males da sociedade e que o mundo será melhor quando ele desaparecer dos corações humanos.

1. Prece;

2. O que é egoísmo?

* É achar que tudo de bom tem que ser para nós, que os outros merecem menos, não pensar nos sentimentos e dificuldades das outras pessoas, ligar só para os próprios problemas, não se incomodar se precisar prejudicar alguém para conseguir alcançar seus objetivos.

2.1. Todos são egoístas na Terra?

* Quase todos, uns mais, outros menos. Há, encarnados, muito poucos espíritos realmente evoluídos que já deixaram de lado o egoísmo.

2.2. Quando somos egoístas? Pedir que eles citem exemplos de atitudes egoístas. Deixar que cada um dê pelo menos um exemplo.

* Algumas atitudes egoístas:
Comer mais do que sua parte justa de alguma comida que deveria ser dividida com alguém; não deixar que outras crianças brinquem com seus brinquedos;
Na escola, conversar o tempo todo, sem se importar com o fato de que outros querem ouvir a professora;
Sujar a casa e não limpar, deixando todo o trabalho para a mãe que, muitas vezes, já está muito cansada;
Não aceitar que os pais dêem atenção para um irmão mais novo, outra criança ou até mesmo um adulto;
Querer que a televisão, o rádio, o computador ou algo assim fique só para si; fazer uma bagunça com alguém e não se importar se só a outra pessoa levar a culpa...

3. Quais são as conseqüências do egoísmo?

* O egoísta tem menos amigos e pessoas que gostam dele;

* O egoísmo faz a pessoa ser menos feliz, porque a felicidade é igual o amor: quanto mais dividimos com os outros, mais temos; se não dividimos nossa felicidade, ela acaba murchando, como uma plantinha que não recebe água. Quem é egoísta atrapalha a felicidade dos outros, porque só pensa em si mesmo.

* A pessoa egoísta não se importa com a natureza, a limpeza da cidade, a desonestidade dos governantes, se estes estiverem favorecendo-a; acha que todos devem se preocupar com ela, mas não está nem aí para eles.

4. Por que o mundo tem tantos problemas?

* Deixar que eles opinem bastante. Ajudá-los a concluir que é porque há muitas pessoas egoístas no mundo que vemos tantas guerras, tantos roubos, assassinatos, vícios, muitas traições, famílias desfeitas ou que nem se formaram de verdade. É porque muita gente só se importa consigo ou no máximo com os da família que existem a fome e a miséria. Na África, muita gente passa fome; enquanto isso, os Estados Unidos gastam bilhões de dólares para realizar uma guerra, com aprovação da maioria do seu povo. Muitas pessoas jogam fora alimentos e até outras coisas que poderiam servir para muita gente. Tem gente que gasta milhares de reais para ter um vestido ou uma jóia, enquanto perto delas há quem não tenha o básico.


5. Se queremos um mundo melhor, precisamos que haja menos egoísmo.
Assim, temos que começar fazendo nossa parte. De que forma combater o nosso egoísmo?

* Prestando atenção para percebermos quando estamos sendo egoístas e substituindo a atitude má por outra melhor.

* Acostumando-nos a pensar nas outras pessoas, no que elas sentem e desejam.

* Colocando em prática os ensinamentos de Jesus, que nos mostram que todos somos irmãos, que devemos nos amar, que é necessário fazer aos outros o que queríamos que nos fizessem e que a caridade, contrária ao egoísmo, deve ser praticada em todos os momentos.

6. Brincadeira de fixação do conteúdo:

Pedir para todos colocarem as mãos para trás, atá-las com um barbante, dar a cada um um doce e pedir que desembrulhem e comam. Claro que não conseguirão sozinhos. Um terá que tirar o embrulho e dar na boca do outro. Os evangelizadores devem deixar que tentem sozinhos descobrir como resolver a questão.

Após a brincadeira, comentar que é assim a vida, que não conseguimos nada sozinhos. Se precisamos dos outros, eles também precisam de nós. A vida é uma troca constante

Nenhum comentário:

Postar um comentário