sexta-feira, 10 de julho de 2009

Evolução material e espiritual

Prece inicial

Primeiro momento: apresentar a máquina do tempo: dois discos sobrepostos - o de baixo deve ser de isopor ou de cartolina mais dura e maior que o de cima; o de cima deve ser mais maleável, para rodar sobre o de baixo. Dividir o círculo inferior em três partes iguais: época de Cristo, época atual e futuro; o "círculo" de cima terá uma saliência em forma de seta (de modo a apontar uma das três partes). Também pode ser apenas sorteado em pequenos pedaços de cartolina os três tempos (ou como o evangelizador preferir).

Segundo momento: dividir as crianças em três grupos; sortear para cada grupo uma época (época de Cristo, época atual e futuro).

Terceiro momento: os evangelizandos devem, em grupo, organizar e apresentar aos demais os seguintes tópicos de acordo com a época sorteada para o seu grupo: transporte; higiene; habitação; esportes; moralidade; medicina; religião; forma de governo (ou outros que o evangelizador achar apropriados).





Quarto momento: conversar acerca da evolução material que a humanidade vem desenvolvendo ao longo dos séculos. Como seria a adaptação do ser humano de hoje à época do Cristo? E o contrário, se alguém daquele tempo viesse, de repente, morar em nosso tempo?



Quinto momento: indagar sobre a evolução espiritual da humanidade. O que é diferente hoje de há dois mil anos atrás? E como será no futuro? Haverá guerras, brigas, disputas? Como será a educação das crianças? Como as pessoas vão se relacionar? Será que a evolução espiritual acompanha o ritmo da evolução material?

Sexto momento: tarefa de casa: escrever uma frase sobre o que fará por um mundo melhor hoje e no futuro.


Prece de encerramento


Colaboração: evangelizadoras Jaque e Débora - 3º ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário