sexta-feira, 31 de julho de 2009

ANJO DA GUARDA

OBJETIVO: Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem melhor e conhecerem-se uns aos outros.

DESENVOLVIMENTO: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possível, deverá acontecer durante o ano todo ou por um longo período.

Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.

Cada um será o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.

O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. Deverá ter uma caixa onde todos colocarão suas mensagens para serem distribuídas no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá acontecer a revelação dos anjos. Depois poderá fazer um novo sorteio.

ALGUMAS DICAS PARA O EVANGELIZADOR

Seja o seu primeiro dia, seja você um evangelizador experiente, é muito importante refletir sobre estas dicas:

1. Preparo: O trabalho de evangelização não começa na sala de aula. Ele começa no Planejamento da Aula que todo evangelizador deve fazer antes de dar a sua aula. Quanto mais leitura, mais estudo e mais idéias forem analisadas, melhor será a aula. A aula caprichada cativa o aluno e motiva seu interesse. O preparo e o estudo do tema darão mais segurança a você e isto transmitirá confiança aos alunos. Naturalmente, a classe interessada contribui para a disciplina. Procure preparar sua aula em grupo: é muito melhor. Não se esqueça: o preparo também inclui a prece.

2. Descanso: Procure evitar atividades agitadas na véspera de sua aula. Cansado ou agitado, você terá menores chances de se ligar ao plano espiritual, que estará presente para intuí-lo e ajudá-lo para uma boa aula. Dedique-se. Talvez aquela sua única aula do mês é que vai fazer a diferença na vida inteira de uma criança. Pense nisso.

3. O maior objetivo: não é fazer uma fila e chamadas perfeitas, colocar uma classe em absoluto silêncio, ou cumprir o programa do dia. O maior objetivo é fazer com que as crianças se sintam amadas e felizes em nossa companhia. Que o nosso encontro para elas seja uma experiência gostosa, de paz, de alegria e de muito otimismo. Um sorriso, um abraço, qualquer gesto de amizade vale mais do que tudo no nosso trabalho. Pode faltar o resto, menos isto. A organização do nosso trabalho não foi criada para enrijecê-lo, mas sim, para nos dar condições de bem receber a todas as crianças.

4. Disciplina: Vamos conquistar a disciplina com formas criativas! O evangelizador cansado, que não preparou a sua aula, fatalmente apelará para a bronca ou para outras formas de violência verbal. Vamos alinhar nosso exemplo com o nosso discurso. O exemplo é o mais importante.

5. Responsabilidade: o trabalho voluntário transforma-se em compromisso quando a pessoa o assume. Não falte por motivos corriqueiros. Atenção aos horários. Organize a sua vida considerando que você assumiu esta importante tarefa. Se realmente não puder ir, arrume alguém para substituí-lo e avise seu colega de classe e a coordenação com antecedência. Não importa o que você faça no nosso grupo, você é muito importante.

6. Companheirismo e união: você desde já é também responsável pela união do nosso grupo. Pergunte o nome do colega ao lado. Não tenha medo. Apresente-se. Troque telefones. Pergunte como foi o dia dele ou dela, o que faz e assim por diante. Talvez o seu colega ao lado esteja precisando apenas disto para sentir-se parte do grupo e decidir se voltará ou não no próximo domingo. Se o colega não conhece o trabalho, ofereça-se para explicar tudo e também para ensinar-lhe a preparar as aulas, a lidar com os alunos etc. Ensine músicas e brincadeiras. Envolva-o. Divida responsabilidades.

7. Divulgação: Seja um divulgador do trabalho. Esteja a par das datas, dos horários e da organização geral, para poder informar aos demais. Muitas pessoas agradeceriam a oportunidade de poder participar de um trabalho igual ao nosso. Faz bem ao coração!

8. Sempre há trabalho: num trabalho voluntário, sempre há espaço para mais um. Um voluntário novo que chega é uma benção para o nosso grupo pois ele é a certeza de continuidade e renovação. Ele também nos lembra que o trabalho não é nosso, mas sim de Jesus e da espiritualidade. Não importa se há um número suficiente de trabalhadores para determinada tarefa. Mais do que a tarefa em si, o que realmente nos importa é a convivência fraterna que o trabalho nos proporciona.

9. Evite melindres: o trabalho de caridade requer nossa paciência, também com nossos colegas. Todos estamos em processo de evolução e temos nossas imperfeições a serem corrigidas. O trabalho proporciona um espaço para a vivência de acordo com os princípios do Evangelho, dentre eles, o perdão.

Comunicação com os desencarnados

Posted by Picasa

Vida no Mundo Espiritual




Posted by Picasa

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mensagem da Criança ao Homem



Proclamas o bem por base da evolução; todavia, se não tens paciência para comigo, porque eu te aborreça, provavelmente ainda hoje cairei na armadilha do mal, como ave desprevenida no laço do caçador.

*

Em nome de Deus que dizes amar, compadece-te de mim!...

Ajuda-me hoje para que eu te ajude amanhã.

Não te peço o máximo que alguém talvez te venha a solicitar em meu benefício...

Rogo apenas o mínimo do que me podes dar para que eu possa viver e aprender.

* * *

Xavier, Francisco Candido. Da obra: O Espírito da Verdade.
Ditado pelo Espírito Meimei.
FEB.


Disponível em Portal do Espírito.

"A árvore triste", Meimei


Certa vez, existiu uma árvore que vivia sempre triste, porque de seus galhos jamais havia brotado uma flor.


Só folhas. Uma abelhinha aproximou-se dela cantando:


- Zumm...zumm...zumm...Que árvore feia! Só tem folhas! E as flores, onde estão?



Sua companheira observou:


- Aqui não fico, pois preciso levar um pouco de mel para minha colméia.





Vocês sabem o que é uma colméia?

É a casinha das abelhas.

É ali que elas moram e fabricam o tão preciso mel.

As abelhinhas são trablhadeiras, retiram o néctar das flores, que é um docinho que todas elas possuem.

Depois levam esse néctar para a colméia e ali o depositam. Hoje, amanhã, depois...E vão formando o mel tão saboroso.

Como é gostoso um favo de mel!

Bem, voltemos à nossa história.

A abelhinha continuou:

- Como esta árvore não tem flores, vou-me embora.

Chegou em seguida, uma linda borboleta e, voando em torno da árvore, comentou:

- Como é triste esta árvore! Não tem nenhuma flor! As flores é que alegram a vida...







Vocês sabiam que as borboletas põem ovinhos nas folhas das plantas, e desses ovinhos nescem uma porção de lagartas que um dia se transformam em lindas borboletas?

Como é maravilhosa a natureza!





Vieram também alguns passarinhos, mas não gostaram de fazer seus ninhos na árvore sem flores, por isso não ficaram lá.





A noite já vinha chegando, quan
do um menininho se aproximou da árvore.

- Estou tão cansado
que vou me deitar debaixo dessa árvore, disse o pequeno.

Deitou e dormiu.

A árvore, no seu silêncio, pensou: "Como ele está cansado...Deve estar sentindo frio! Vou derrubar minhas folhas sobre ele, para lhe servirem de agasalho, assim ele não sentirá tanto frio."


Quando amanheceu, o menino acordou e disse admirado:

- Que vejo?
Quantas folhas! Dormi tão bem...Como essa árvore é boa e generosa! Agasalhou-me com suas folhas!

O menininho, muito agradecido, disse a árvore:

- Você terá sua recompensa: vou transformá-la na árvore mais bela e alegre deste lugar.

E continuou:

- Árvore, de hoje em diante, de seus galhos brotarão flores multicores, para que todos se sintam felizes!

Voltaram as abelhinhas, a borboleta e os passarinhos, e todos disseram:

- Como está bonita, perfumada e alegre! Você é a árvore mais linda que existe! Viremos sempre visitá-la!

E todos cantaram junto com as flores...

(OBS: Ao professor caberá acrescentar comentários mostrando a natureza como obra de Deus e ainda o respeito que devemos a ela. Fonte:http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia02.htm)



Deus - aula para 2º Ciclo

Clique nas imagens para ampliar e imprimir.




Posted by Picasa

Cores diferentes

Clique na imagem para ampliar e imprimir.


Labirinto - Bom Samaritano

Deus - aula 2º ciclo




Posted by Picasa

Evolução espiritual em quadrinhos

Fonte: CEEAK

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dia dos Pais


domingo, 26 de julho de 2009

Lembranças para o Dia dos Pais














sábado, 25 de julho de 2009

Mais idéias para o Dia dos Pais